sexta-feira, 30 de outubro de 2015

I Encontro Micológico

A ementa para o I Encontro Micológico será a seguinte:
Almoço: Arroz, na panela, de cogumelos silvestres acompanhado com mista de porco na grelha.
Jantar: Cogumelos do campo salteados acompanhados com chouriço. Guisadinho de cogumelos com entremeadinha, aromatizado com coentros da horta.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Vila Mendo On Tour- momentos

Manuel Corte- aniversariante
 Na Aldeia-Museu José Franco
 Na pousada de Catalazete-Oeiras
 Numa paragem em Abrantes

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Vila Mendo On Tour

Mais uma boa organização da Associação e em particular do Tiago Gonçalves, responsável por esta actividade.
No Cabo da Roca- uma parte do grupo
 A partida
 Convento de Mafra
 Almoço na Aldeia- Museu José Franco
 Sintra
 Boca do Inferno
 Uma parte do grupo a ir para o jogo da Luz... de má memória!
 Museu dos Coches

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Vila Mendo On Tour

Sendo ainda mais específico ao programa da viagem: no Sábado, além do Convento de Mafra, vamos à Aldeia-Museu José Franco também no concelho de Mafra. Segue-se Sintra e a noite será passada em Oeiras na Pousada de Catalazete. No Domingo vamos ao Cabo da Roca e à Boca do Inferno bem como aos Jardins da Fundação Calouste Gulbenkian. O Museu dos Coches será visto enquanto um grupo irá assistir ao jogo do Benfica.
Actividade apoiada pelo IPDJ.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Vila Mendo On Tour

E está a chegar o Vila Mendo On Tour. No Sábado e Domingo, vamos em viagem espalhar a mística, a magia, o esplendor da nossa Terra por entre os nossos irmãos. Sábado, visitaremos o Convento de Mafra, a cidade de Sintra e pernoitaremos na Pousada da Juventude de Catalazete em Oeiras. Domingo, Lisboa terá o prazer de receber a verdadeira capital, não de Portugal mas... do universo... e arredores... Iremos ver também o Museu dos Coches entre outros sítios. Momentos únicos e irrepetíveis esperam-se...
Excepcionalmente, e apesar de não estar de todo previsto, um grupo irá ver o jogo do Benfica no estádio da Luz.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Opiniões- por Tiago Gonçalves

(Artigo publicado no jornal Terras da Beira da pretérita semana)

Notas sobre os resultados das Eleições

Realizadas as eleições e (quase) terminado o apuramento dos resultados finais existem um conjunto de notas e ilações a retirar dos atos eleitorais. Ilações que dizem respeito aos resultados, à mensagem que os eleitores deram e ao futuro que nos espera. É sobre a interpretação destas 3 questões que me tenciono pronunciar.
1 – Entre os vitoriosos da noite de 4 de Outubro destaque para a coligação Portugal à Frente que venceu as eleições de forma clara apesar de todas as dificuldades que o país viveu ao longo dos últimos anos. Foi o primeiro caso de vitória de uma coligação que apoiou o Governo em funções no período de assistência financeira o que não deixa de merecer elevada nota de destaque. O Bloco de Esquerda teve uma subida incrível. Outro partido dado como morto teve o seu momento de glória pela mão de um conjunto de mulheres que parecem querer e poder atingir um estatuto próximo do anterior líder Francisco Louça. Refiro-me especialmente a Catarina Martins (enorme prestação durante a campanha) e a Mariana Mortágua (excelente prestação na Comissão de Inquérito ao BES). O PAN é o novo partido representado no Parlamento. Conseguiu o salto que é tão difícil de dar para os pequenos partidos e terá agora uma grande responsabilidade. Veremos se está à altura.
O grande derrotado da eleição é o Partido Socialista e, muito pessoalmente, o seu Secretário Geral António Costa. Chegou ao poder imbuído da missão de conseguir para o PS uma enorme vitória por oposição à “vitória de pirro” do seu antecessor nas Europeias. Fruto de uma conjunto de erros inenarráveis consegue uma verdadeira proeza que é perder as eleições contra uma coligação que suportou um dos Governos mais desgastados da história democrática. Não lhe resta outra saída que não o abandono da liderança (até pela forma como a atingiu) só faltando saber quando se efetivará. A CDU julgava ter conseguido mobilizar o descontentamento para si contando com um PS errático e um BE quase morto. A desvalorização do papel do BE revelou-se um tiro pela culatra e a CDU ficou num resultado abaixo do esperado. Por fim, o Livre e o PDR são outros dos grandes derrotados pois, apesar de terem tido bastante espaço mediático e terem conseguido comunicar com os eleitores as suas propostas, ficaram fora do Parlamento.
2 – A mensagem dos eleitores é simples: não querem Governos de maioria absoluta, querem um travão à governação sempre que necessário, desejam consensos e diálogo, rejeitam a crispação do ambiente político.
São marcas da nossa tradição política. Habituámo-nos a governos de maioria absoluta quase parecendo que a inexistência de maioria absoluta é, por si só, um convite à instabilidade governativa. É claro que os governos ficam mais vulneráveis mas tal não tem, necessariamente, que originar problemas ao país. Haverá que encontrar soluções no quadro parlamentar que garantam essa estabilidade. O PS terá que perceber que foi escolhido não para governar mas para limitar a ação da governação. É por isso importante que, como já se disse, trace as suas linhas vermelhas; mas tem também que se convencer que não foram as suas propostas aquelas que mereceram o voto maioritário dos portugueses.
3 – O futuro próximo irá exigir de todos os atores políticos elevado sentido de responsabilidade e grande capacidade de negociação. Como já uma vez escrevi nesta coluna “A política é a arte do possível” e talvez hoje seja um bom dia para recuperar essa afirmação. 
A constituição do futuro Governo (onde se espera que imperem figuras mais políticas que técnicas e abertura a independentes em algumas pastas) e a votação para Presidente da Assembleia da República serão os primeiros momentos aos quais deveremos estar atentos para saber com que poderemos contar. 
Já em breve inicia-se outra campanha, desta vez para a Presidência da República, que neste contexto de fragmentação da Assembleia da República ganha maior importância. O Presidente da República que saia dessas eleições pode e deve ter um papel fundamental na promoção de consensos em relação a matérias essenciais da vida do país. Se o conseguir será certamente um dos mais bem sucedidos no cargo da nossa história.
                                                                                             Tiago Gonçalves

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Gentes da Freguesia- Andreia Crespo

A Andreia Crespo, natural da Quinta de Cima, conseguiu aquilo que de alguma maneira já se previa face aos resultados obtidos: esta temporada vai defender as cores da equipa de Atletismo do Sporting Clube de Portugal. Um feito notável que merece todo o nosso aplauso. Vamos continuar a acompanhar com atenção a sua carreira que se espera repleta de êxitos. 
(Só é pena não ter ido para o Benfica!!!)

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Eleições em Vila Fernando


 Elementos da Mesa: Élio Alves; Carla Pereira; Graça Soares, Filipe Vaz; Elisabete Nascimento

Resultados

PSD+CDS- 121 votos--  PS- 61--  BE- 29--  CDU- 5--  PDR- 5
PCTP/MRPP- 5-- PAN- 2--  JPP- 2-- NÓS, CIDADÃOS- 1
PNR- 1-- LIVRE-1-- AGIR- 1
Brancos- 4-- Nulos- 5-- Abstenção- 303 (55,6%)

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Debate Rádio Altitude- Vila Mendo

A colaboração, a parceria com a a Rádio Altitude foi, sem dúvida, profícua para todos os parceiros envolvidos (Rádio Altitude, Associação de Vila Mendo, Ensiguarda, Federação Distrital de Associações Juvenis e todos os apoiantes associados) uma vez que foi um acto promocional bastante importante para cada um deles.
No que concerne à Associação, esta iniciativa vai de encontro àquilo que pensamos ser um dos desígnios, uma das suas missões: estar ao serviço da Causa Pública. Isso pensamos ter sido plenamente conseguido.
Não vamos discorrer àcerca do que disseram, ou não disseram os candidatos mas tão só revelar um pormenor paradigmático: abordando, no final, três dos quatro cabeças de lista concorrentes a deputados, sobre o facto de Vila Mendo não ter água canalizada nem saneamento básico, os três ficaram admirados e surpresos com tal. Não será difícil de prever que o quarto candidato também não saberia. Um pormenor  apenas, mas que não deixa de ser sintomático...
Referir ainda que estamos abertos a mais colaborações com a Rádio Altitude que tem uma Equipa muito boa, profissional e coesa ( parece-nos). 

 A equipa da Rádio
 Reportagem final
 O público a intervir
 A preparação com os alunos da Ensiguarda
Actuação musical- Dside 
 Convívio final