quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Vozes da Terra- Mariana Gonçalves Costa

Mariana da Conceição Corte Gonçalves Costa, nascida no dia 31 de dezembro de 1966, em Vila Mendo.
Oriunda de uma família numerosa (de sete irmãos), cresci nesta pequena aldeia, onde frequentei a escola primária. Nos dois anos seguintes frequentei a Telescola, em Vila Fernando, tendo transitado posteriormente para a Escola Secundária Afonso de Albuquerque, onde permaneci até ao 12º ano. Mais tarde tirei a Licenciatura em Ensino Básico, variante Português/Francês, no Instituto Politécnico da Guarda.
Casada com o Luís, mãe do Rodrigo e da Inês, resido na Guarda, tendo recusado sempre afastar-me muito da aldeia que me viu nascer.
Uma memória: Todos os anos, após mais um ano letivo, as férias eram passadas em Vila Mendo.
Havia sempre tarefas a cumprir, trabalhos que nos eram destinados, tais como a limpeza da casa, a lavagem da roupa no tanque da aldeia, a guarda das vacas…
Nessa altura, com o regresso dos estudantes, e também dos emigrantes, a aldeia ficava repleta de gente, de vida. Era Vila Mendo no seu melhor, a contrastar com os invernos rigorosos, em que as pessoas estavam recolhidas nos seus lares, aquecidos pelo calor reconfortante das lareiras.
Um momento: Recordo como foi fantástico, quase mágico, o dia em que Vila Mendo inaugurou a sua iluminação. Finalmente, Vila Mendo tinha luz elétrica.
Os primeiros dez anos da minha vida foram passados sem este privilégio, que hoje em dia é tido como garantido, anos esses que, apesar de tudo, não foram menos felizes do que os seguintes.
As ruas deixaram de ser sombrias, os candeeiros lá de casa… era só ligar o interruptor e havia luz, muita luz!
A televisão, o frigorífico, que já tinham sido comprados havia muito tempo, finalmente funcionavam. “Uma Casa na Pradaria”, “O Astro”, “Heidi”(…) foram séries e novelas que me marcaram por serem dos primeiros programas a que assisti.
Depois de tanto tempo às escuras, nas noites longas e frias de inverno, a luz veio trazer mais comodidade às gentes de Vila Mendo.
Um lugar: A nossa casa. O nosso berço, a nossa referência, a nossa identidade…
Era aí que brincava com a minha irmã Graça, depois de termos terminado todas as tarefas que nos estavam destinadas. Calçávamos os sapatos da nossa mãe, com um bocadinho de salto, carteira ao ombro, e “visitávamo-nos” como se cada quarto correspondesse à sua própria casa.
Foi ali que cresci, que vivi até aos 24 anos, que me tornei na pessoa que sou, com os meus princípios, ideias, forma de estar na vida.
O adulto, é quase sempre o resultado daquilo que se foi, se viveu enquanto criança.
Uma pessoa: Falar de uma pessoa é, para mim, uma tarefa impossível, pois não sou capaz de evidenciar nenhum deles.
Assim, falo dos meus queridos pais, que sempre juntos, unidos, formando um só, partilhando as alegrias e as tristezas, fazendo sempre, em uníssono, o melhor por todos nós, educando-nos segundo os seus princípios e dando-nos o melhor que nos puderam dar.
Pessoas sempre prontas a ajudar os que deles precisavam, íntegras, respeitadoras, amigas…
Quantas vezes o meu pai transportou pessoas para o hospital, em momentos de aflição…
E a minha mãe, quantas injeções deu a quem delas precisava, quantas pessoas ajudou, apoiou em momentos de dor…
Muito mais haveria a dizer, mas palavras para quê? Quase todos se lembram do José e da Lídia, sabem das suas qualidades.
Um projeto: Gostaria de ver Vila Mendo reabilitado, com as casas recuperadas, com muitas pessoas a dar-lhe vida, como eu me recordo em tempos idos.
Para além disso, gostaria que o saneamento básico e a água canalizada fossem uma realidade, não uma miragem.
Eu já contribuí, de alguma forma, tendo recuperado a “nossa casa”, para ali podermos passar uma parte das nossas vidas, que espero sejam com qualidade.
Ali podemos celebrar, juntar a família, ser felizes!
Os meus filhos e sobrinhos, são alguns dos jovens que, mesmo não vivendo ali, amam Vila Mendo e é neles, no futuro, que devemos depositar a esperança de que um dia este projeto se concretize.



3 comentários:

Anónimo disse...

Belas memórias. é preciso que mais gente partilhe as suas memórias. Parabéns

Elsa Marques disse...

É sempre bom e proveitoso ler depoimentos baseados na nossa aldeia.
Gostei muito.

Júlio Manuel Antunes Pissarra disse...

Mais um Bonito e Emocionado Relato sobre as memórias de Vila Mendo. Parabéns, Mariana, gostei.