domingo, 11 de setembro de 2011

Rio Noéme

No passado dia 15 de Junho fizemos uma caminhada, como já devem saber, pelos domínios de Vila Mendo e um dos lugares por onde passámos foi, precisamente, pelo Rio Noéme por um sítio denominado por Cavadas. Várias pessoas recordaram-se de como o rio era importante para a agricultura, para o divertimento (pesca, natação) e até para os namoricos. O rio, contam, estava limpo e saudável; hoje, constatamos, está sujo e doente. Não é muito perceptível nas fotografias, mas aquele local estava mesmo muito sujo e com um cheiro nauseabundo, aliás como todo o rio. O blogue Crónicas do Noéme, do qual somos leitores atentos, tem alertado para o problema e tentado sensibilizar quem de direito para resolver esta situação insustentável que a todos nos envergonha enquanto comunidade. Nós estamos unidos a esta causa: a despoluição, rápida, do Rio Noéme.


3 comentários:

Anónimo disse...

O malandro do Presidente sempre a ver se o pessoal está atento... A caminhada foi no dia 15 de Agosto e não de Junho.
Já a problemática relativa ao Rio Noéme tem sido sucessivamente a ser desconsiderada. Esta é com toda a certeza a maior chaga ambiental do concelho da Guarda. E se o problema fosse resolvido como mudaria a vida das zonas banhadas por este curso de água. Poderia ser uma verdadeira plataforma de desenvolvimento e qualidade de vida. Resta-nos sonhar com a possibilidade de um dia voltarmos a ter um rio e não um canal de esgoto a passar à nossa porta.

Luís Filipe Gonçalves Soares disse...

O anónimo está realmente atento!.. A caminhada foi efectivamente no dia 15 de Agosto e não no dia 15 de Junho como erroneamente escrevi.
Concordo inteiramente com o que afirma. Vamos ter esperança que esse tempo chegará.

Anónimo disse...

saudades!!!!! da nossa ribeira!!!