terça-feira, 10 de abril de 2012

Entrevistas- Presidente da Junta de Vila Fernando

Bruno Pina
Enfermeiro no CHCB,EPE

Estás sensivelmente a meio do mandato; que balanço fazes?
Faço um balanço francamente positivo, considerando que continua a haver muito por fazer.
Com que dificuldades te tens deparado ao longo deste tempo?
As dificuldades que a nossa Freguesia enfrenta são comuns às restantes em todo o País e por conseguinte grande parte das instituições públicas vêem-se amarradas a dificuldades de financiamento de modo a concretizar os objectivos a que se propõem. Estes obstáculos caracterizam-se pela redução em 15 % das transferências de verbas do Estado ao longo destes dois anos por parte do governo central, acrescendo a isso as dificuldades financeiras que a CMG apresenta caindo no incumprimento dos compromissos que assumiu para com a nossa Freguesia. Este último ponto refreia as nossas melhores expectativas, pois a CMG deveria ser o garante das Freguesias a nível social, económico e financeiro, uma vez que estas dependem em muito das CM, sendo a grande maioria das competências das Freguesias diminutas, tendo que as Câmaras assumir, ou dever assumir, determinadas competências que lhe são determinadas por lei.
Achas que estás a ir ao encontro das expectativas criadas pelos eleitores e população em geral?
Não posso de forma efectiva responder a essa pergunta. Só a população da nossa Freguesia pode analisar se as expectativas estão a ser cumpridas. No entanto, acrescento que sempre de forma muitas vezes altruísta, tento cumprir com dedicação o trabalho que me propus, para granjear tudo o que considero importante para a Freguesia de Vila Fernando. 
Que projectos pensas desenvolver e implementar até ao fim do mandato?
São vários os projectos a desenvolver, no entanto como dizia atrás, o financiamento da Freguesia tem vindo a diminuir consideravelmente, o que torna difícil a execução de muitos deles. Não gostaria de descriminar nenhum mas espero até ao final do mandato concretizar determinados objectivos que me propus e ainda não executei.
Que projecto considerarias fundamental e exequível para um desenvolvimento sustentado na óptica da criação de emprego e fixação de pessoas?
Felizmente a nossa freguesia não é assombrada pelo flagelo do desemprego em grande escala. Há desemprego mas com um índice muito baixo de representatividade. Preocupa mas com tendência a diminuir ou mesmo desaparecer. Já a fixação de pessoas tem sido uma surpresa. Há inúmeras pessoas a contactarem a Freguesia para obter informações acerca das infra estruturas existentes e na disponibilidade de terrenos para construção de habitação. Há ainda um grande número de pessoas a fixarem-se sazonalmente que recuperam casas antigas, herdadas. Em 10 anos a nossa Freguesia perdeu apenas 80 residentes, segundo os censos de 2011, dos quais metade são óbitos.
O que achas da reorganização de freguesias? De que maneira irá afectar a nossa freguesia?
Era urgente discutir a reorganização das freguesias. Concordo parcialmente com esta reforma. Concordo no conteúdo mas não na forma. Era importante estar agora a discutir dois aspectos: competências financeiras e administrativas das Freguesias, que actualmente são diminuídas. No entanto não são estes dois aspectos que estão a ser discutidos. O que se discute é quem se agrega a quem. Mais: incluíram-se nesta reforma para discussão apenas critérios quantitativos (nº de residentes e distancia à sede de concelho) para a redução das Freguesias. Habilmente o governo não discutiu o mais importante: lei das finanças locais. Só o fará aquando da publicação da lei da reforma administrativa, vulgo agregação das Freguesias. Ora o que interessa uma Freguesia ter mais escala (ex: Albardo-Vila Fernando – Adão- Vila Garcia), 1500 habitantes numa só Freguesia se depois o envelope financeiro que acompanha essa agregação é no mesmo molde? Receio que a futura lei das finanças locais fique inalterada e aí a agregação das freguesias será um desastre.
Que projectos tens para Vila Mendo? Como está a questão do saneamento e abastecimento de água?
São vários. Como disse anteriormente espero concretizá-los até ao final do meu mandato. Relativamente ao saneamento e água, no ano de 2011 foi realizado o levantamento topográfico em toda a Freguesia, incluindo Vila Mendo, dos locais onde há falta de saneamento e água. Este levantamento é essencial para a realização da empreitada. Foi realizada uma candidatura a fundos Comunitários, pela Câmara, para financiamento deste tipo de obra: colocação de saneamento e água na Freguesia de Vila Fernando, incluindo Vila Mendo. O Financiamento está disponível até 2013. No ano de 2011 já se realizaram algumas obras, nomeadamente, Quinta de Baixo, Quinta do Meio e Quinta de Cima.
Como olhas para o Associativismo (e em particular para a ACR Vila Mendo) na freguesia e qual o seu papel?
A ACR de Vila Mendo é uma marca na Freguesia e no Concelho da Guarda que nos orgulha a todos. Isto porque ao longo destes anos tem tido um papel fulcral no desenvolvimento de Vila Mendo em termos recreativos, desportivos e no reconhecimento por inerência da Freguesia de Vila Fernando. Parabéns pelo Vosso Trabalho.
Está nos teus horizontes candidatar-te a um novo mandato?
Tenho de terminar primeiro este mandato, antes de pensar no próximo.

Sem comentários: