sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Figuras da Terra- por Manuel Silva

Zé Bragança- O admirável contador de estórias-  Parte I 
O pai prolongou o serviço militar durante nove anos, devido aos sucessivos castigos a que foi sujeito. Foi enviado para a India e de lá regressou sem fortuna, com uma imagem do Sagrado Coração de Jesus, com a saúde debilitada e aos trinta e poucos anos faleceu deixando o humilde agregado familiar composto pela viúva, duas filhas e um menino que face à situação de pobreza da família, cedo se tornou homem. Como diria Soeiro Pereira Gomes, o nosso personagem trata-se, pois, de um “Homem que nunca foi Menino”.
Gastou a vida a trabalhar para outrem, para sustentar a família. Aos doze anos carregava às costas sacas de batatas de cinco e seis arrobas dos armazéns do “ Chico” Lucas para a gare da estação de Vila Fernando. A enxada foi a ferramenta inseparável do nascer ao pôr do sol, no cultivo das vinhas e hortas das famílias abastadas de Vila Fernando e também nos terrenos que possuía nas regadinhas, na horta da peça, na balsa,... Mais tarde, tornou-se num dos principais obreiros da construção dos muros que suportam os socalcos dessa obra ”faraónica”, a quinta do dr. Crespo. 
Os cinco filhos rumaram para França, onde mais tarde se radicaram com as respetivas famílias, com a exceção do Horácio que por lá faleceu, prematuramente, num acidente de trabalho. A velhice passou-a com a sua inseparável companheira, a sua Istminda. Ambos eram analfabetos e quando recebiam correspondência a comadre aparecia na casa dos meus pais, de lágrima nos olhos, para saber as notícias dos ”nossos”, vocábulo que utilizava em relação aos filhos.
Tive o privilégio de com ele conviver quando as marcas da árdua e longa vida já se faziam notar porque vivia paredes meias com a casa dos meus avós. As matanças eram partilhadas, assim como os longos serões de inverno passados muitas vezes a jogar o jogo da sueca de que ele tanto gostava. E quando a coisa não corria a contento lá saía a expressão “O vi-delas ganhou ao (th)sabias.”
Os meus pais apadrinharam o casamento do filho mais novo, o José, e, por isso, tratavam-se por compadres; eu e os meus irmãos adotámos, carinhosamente, esse mesmo tratamento “compadres”. 
O compadre era homem de baixa estatura como a maioria dos seus contemporâneos e, por força do trabalho braçal, tinha os membros superiores bem desenvolvidos parecendo dar razão à teoria da evolução das espécies de Charles Darwin. A este propósito vem-me à memória a expressão do ti António Dias: – Que mãos tão grandes para um corpo tão pequeno! Os membros inferiores, já trôpego, arrastavam-se dentro das botas invariavelmente desapertadas. Dizem que, quando novo, era extremamente veloz e ganhava uma corrida a qualquer um, mesmo com uma saca às costas e os tamancos desapertados.

                          Manuel Silva Gonçalves                                     Continua...

4 comentários:

Anónimo disse...

Bela iniciativa de recordar pessoas que marcaram várias gerações. Parabéns.

Anónimo disse...

ficamos com vontade de ler mais...

Anónimo disse...

Já ouvi falar desse senhor. adorava jogar às cartas.

Anónimo disse...

interessante