terça-feira, 23 de agosto de 2016

A Festa de Vila Mendo- por Telmo Conde

A festa de Vila Mendo...
Ano após ano a desertificação do interior, dos meios rurais, é cada vez mais acentuada, com o envelhecimento da população e a não "procriação".
Em Vila Mendo, como em milhares de aldeias portuguesas, acontece no mês de Agosto a famosa festa religiosa.
 Sob "alçada" do Santo André, o nosso padroeiro, uma vez por ano os andores desfilam pelas ruas e ruelas de Vila Mendo com saída e chegada à capela após a celebração da missa. Normalmente a assiduidade eucarística é elevada nas bancadas exteriores , onde se revivem memórias de outros tempos, de outras festas, ou até da última noite, onde se fazem apostas acerca de quem serão os próximos mordomos. Há uma selecção natural das famílias que normalmente se encarregam de preparar e carregar o andor na hora da procissão, contudo, por motivos alheios há sempre convocados de última hora!
Há décadas também que se disputa o "derby da balsa" cujo resultado é coincidentemente sempre a favor da equipa que o árbitro apoia.
Noutros tempos o estádio que recebia esta disputa, lameiro do regato, era preparado pelos mais novos ( eu, Tiago, Filipe, César...) com o fabrico "in-loco" das balizas com as devidas dimensões, uma bancada natural em pedra com a enorme sombra da única  árvore presente. Hoje os tempos são outros ( os atletas continuam os mesmos) mas, por mérito e insistência da nossa ACR temos um campo de futebol, que anualmente recebe as estrelas.
Atualmente, e porque em Vila Mendo gostamos de inovar, foi introduzida uma atividade lúdica denominada de jantar de Curso que se realiza na sexta-feira. A este jantar afluem apenas homens, uma vez que as senhoras estão a esta hora, atarefadas com os últimos preparativos. Começámos por jantar em restaurantes num raio de distância  não muito extenso, atualmente, e porque a lotação esgota, o mesmo é feito no largo da festa ( largo da escola) havendo dois elementos da ACR responsáveis pela organização de toda a logística. Recordo um desses jantares em particular... fomos ao Tamar ( restaurante no barracão) e à chegada a Vila Mendo, na zona dos tanques subimos para o reboque do trator do Zé e entramos no largo de trator com direito a um forte aplauso para regozijo de todos... e em especial para o nosso querido Michel* que nesse dia celebrava mais um aniversário.
Muitos momentos únicos, insólitos, peculiares, irrepetíveis já vivemos em Vila Mendo com uma intensidade que não consigo descrever-vos... uma irmandade e união ímpares.
Tal como nas outras aldeias/freguesias do Mundo, também aqui na nossa, há quezílias, intrigas, invejas doentias que em nada abonam a favor do associativismo. Tudo faremos para continuar a alimentar estas relações e que no futuro, as gerações vindouras tenham capacidade de extinguir estas pequenas arestas, que em nós são motivo de maior empenho.
Viva Vila Mendo.
                                                                                                               Telmo Conde

3 comentários:

Anónimo disse...

Viva Vila Mendo.se todos os que são de lá tivessem contato regular com ela vila mendo seria imparável!

Anónimo disse...

Por andam familias inteiras de vilame dendenses que nunca ou pouco aparecem?
porque é que acontece isso?

Luís Filipe Gonçalves Soares disse...

Esta é, sem dúvida, uma boa questão... de difícil resposta...