quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Entrevista a Patrícia Seixo- Candidata à Junta de Vila Fernando pelo PS

Patrícia Seixo, 30 Anos, natural da freguesia de Vila Fernando. Licenciada em Animação Cultural pela Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Casada, trabalha actualmente como animadora cultural no Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Conceição – Castanheira.

Que motivo(s) te levaram a concorrer à Junta de Freguesia?
Quem me conhece sabe que desde tenra idade falo em candidatar-me à Junta de Freguesia de Vila Fernando, pois sempre tive este sonho e esta ambição, acompanhados de uma enorme vontade em querer fazer progressos em Vila Fernando. Sou uma apaixonada pela minha terra. Desde sempre, afirmo afincadamente, não quis viver em outro lugar que não seja em Vila Fernando. Tive mesmo a experiência de viver dois anos em Lisboa e confesso que nunca fui tão infeliz, pois a saudade das minhas raízes falou mais alto. O facto de gostar muito da minha terra e a vontade de querer servir a comunidade de forma proativa, são os principais motivos que me levam a concorrer à Junta de Freguesia, uma vez que ficar sentados a criticar os nossos governantes e políticos nunca será suficiente para alcançarmos o desenvolvimento. Não sou apenas candidata à presidência, mas, principalmente, integro uma equipa que quer trabalhar como um todo para melhorar a Freguesia de Vila Fernando.

Quem são as pessoas que lideras (sete primeiros lugares)? Como definirias a tua equipa?
A minha equipa é formada por pessoas jovens e dinâmicas capazes de fazer mais e melhor na freguesia de Vila Fernando. A Sónia Fernandes (Vila Fernando) faz parte da equipa em segundo lugar. Apesar de sempre envolvida nas atividades da terra, é alguém que eu conhecia, mas com quem não mantinha contacto frequente. Acerca de dois anos que trabalhamos no mesmo local e neste entretanto voluntariámo-nos para a mordomia de Nossa Senhora das Dores e surgiu uma bela e coesa amizade, descobrindo que temos várias coisas em comum: gostamos de trabalhar em função da freguesia; persistência para alcançarmos os nossos objetivos; a organização, honestidade e transparência, são alguns dos fatores pelos quais quisemos constituir esta equipa e assumir este desafio. Logo de seguida, o Henrique Simões (Quinta de Cima) é o homem que faltava ao trio. É um jovem trabalhador, dinâmico que também sente a mesma paixão e determinação no progresso e desenvolvimento da freguesia. Segue-se o Élio Alves (Vila Mendo) um jovem licenciado em Engenharia Civil, o Emanuel Carreira (Quinta de Baixo) licenciado em Agronomia e Mestre em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Évora, o Tiago Preizal (Vila Fernando-Estação) futuro farmacêutico e o Abílio Moutinho (Aldeia de Santa Madalena) que embora não sendo natural da freguesia, adotou-a para residência da sua família. Desde o primeiro momento que estes elementos da equipa, e os restantes, aceitaram o desafio, pois o objetivo que nos move é zelar pelo melhor para a Freguesia de Vila Fernando. Acredito que com esta equipa poderão ser dadas respostas às necessidades da nossa terra.

Por certo já começaste a ter os primeiros contactos com as pessoas. Como vêem a tua candidatura?
Sim, antes mesmo de me candidatar já fui perguntando a opinião de algumas pessoas mais próximas relativamente à minha candidatura à Junta de Freguesia de Vila Fernando que, de imediato, me incentivaram a fazê-lo. As pessoas que me conhecem sabem bem a vontade que sempre me moveu em fazer mais e melhor pela nossa terra e, ao mesmo tempo, desenvolver projetos de proximidade na nossa freguesia, pois é uma realidade inerente à minha profissão.

O facto de seres mulher, achas que te ajuda a ter outra sensibilidade sobre as coisas e que isso te trará algum benefício eleitoral?
A nossa candidatura já foi apelidada de “A lista das mulheres”. Na verdade, somos apenas quatro mulheres numa lista de catorze pessoas. Não é o facto de ser mulher que me irá trazer algum benefício eleitoral, mas sim o facto de ser filha da terra e residente em Vila Fernando, o que me torna mais sensível às reais necessidades dos habitantes. Mais do que homens ou mulheres, o fundamental é sermos competentes, ativos e respeitarmo-nos mutuamente.

O que pensas que poderás fazer de diferente na freguesia? Que projectos tens em mente?
Primar pela diferença não será difícil. Como vivo aqui, sinto e vejo todos os dias o que faz falta. Por vezes, não são as grandes obras que fazem a diferença no dia-a-dia, em nós habitantes da freguesia. Coisas simples como por exemplo: a limpeza permanente das valetas, jardins, fontanários e ruas livres de lixo e acessíveis; o aumento do número de ecopontos; a proximidade com as pessoas e suas necessidades, são pontos que podem fazer a diferença no nosso quotidiano. Vou procurar ser interventiva e irei atrás do melhor para a nossa terra. Existem projetos de financiamento, aos quais nos podemos candidatar e, dessa forma, alcançar benefícios. É nossa prioridade que a população veja no edifício e no executivo da Junta de Freguesia de Vila Fernando um lugar e uma equipa onde podem encontrar resolução para os seus problemas e ansiedades. Procurarei incrementar projetos que envolvam a população mais idosa com o intuito de melhorar a sua qualidade de vida. Contudo, existem outros projetos, tais como: a requalificação de espaços esquecidos na freguesia (zona do mercado e recinto das festas); a criação de um espaço de lazer para crianças e pessoas idosas promotor da sua atividade física; a batalha pela despoluição do Rio Noéme; o saneamento em todos os lugares; entre outros projetos que iremos apresentar posteriormente. 

Rio Noéme. Enquanto presidente, o que tencionas fazer para que a despoluição seja uma realidade rápida?
Primeiro tenciono saber o ponto de situação em que se encontra o Rio Noéme, uma vez que essa informação não é do conhecimento público. A despoluição do Rio Noéme é um dos pontos-chave para nós. Na realidade não sou uma super heroína capaz de conseguir esse objetivo de um momento para o outro, visto que vários executivos já trabalham com vista à resolução desse problema e ainda não se alcançou nenhuma resolução. Contudo, é fundamental referir que irei trabalhar arduamente e com persistência para que, quem sabe, um dia possa voltar a tomar banho no nosso Rio Noéme, tal como os meus pais o fizeram e relembram com agrado.

A freguesia é constituída por sete aldeias. A tua lista reflecte um pouco dessa diversidade? De que forma poderá contribuir para uma maior união da freguesia?
“Pela união da freguesia!” é o nosso slogan de campanha e referência para trabalharmos. A população da Freguesia de Vila Fernando nunca foi muito unida, pelo facto de as aldeias anexas estarem afastadas geograficamente. Nós ambicionamos mudar esta realidade, daí a nossa lista ser constituída por elementos de todas as anexas e, dessa forma, estarmos mais próximos das reais necessidades. 

Como vês o associativismo em geral e na freguesia em particular?
Para mim o associativismo é “um instrumento de exercício da sociabilidade, e (…) é com ele que atuas como agente transformador da sociedade”(Tom Coelho). Será objetivo deste possível futuro executivo formalizar parcerias com apoio efetivo ao associativismo, pois é através das associações já existentes que são feitas as atividades lúdicas, recreativas e culturais. São elas, que promovem o convívio da comunidade local e municipal.

Queres deixar uma mensagem aos eleitores e aos que se interessam pela freguesia?
A todos os cidadãos, não se esqueçam de votar no dia 1 de outubro de 2017, independentemente da pessoa ou partido. É um dever de todos os cidadãos exercer o direito ao voto, pois vivemos num país democrático e temos livre arbítrio para escolher a pessoa em quem acreditamos ser capaz de promover/desenvolver a nossa terra. É fundamental que todos nós estejamos envolvidos no processo eleitoral.

Que te diz Vila Mendo?
Vila Mendo é detentor da associação mais proativa da freguesia que dinamiza diversas atividades que são fundamentais preservar. Dela, fazem parte pessoas jovens capazes de fazer mudança. É também com elas que contamos para o desenvolvimento dos nossos projetos e ambições, pois sabemos que todos juntos somos melhores e conseguimos fazer mais. Tal como preconizava o poeta “ o sonho comanda a vida, sempre que o homem sonha o mundo pula e avança” (António Gedeão in Pedra Filosofal).

15 comentários:

Anónimo disse...

Entrevista que revela falta de conhecimento sobre atual realidade da Freguesia! Saneamento? Lixo nas ruas? Ruas impedidas? Água? Ecopontos? Os ecopontos são distribuídos pelo racio de habitantes residentes,sendo a Freguesia de Vila Fernanda dotada de mais um do que deveria existir!entrevista que revela falta de conhecimento sobre o que existe na freguesia.

Anónimo disse...

Saúda-se a candidatura de uma mulher.
Com certeza que fará um bom trabalho. Boa sorte.

Anónimo disse...

Opinião "anónima" de quem não vive mesmo em Vila Fernando..pois se durante todo o ano fizesse uma simples caminhada pela freguesia perceberia que é a realidade.. alguns é que só conhecem Vila Fernando durante um período muito curto, ou seja quando precisam..agora é uma dessas alturas

Anónimo disse...

quem está no poder acha sempre que está tudo bem e quem quer ir para o poder acha que está tudo mal. É assim a politica.

pinafilipe disse...

Meus Caros Anónimos não me escondo atrás de comentários com ou sem pseudônimo! Primem pela seriedade e verdade!assumam a vossa identidade e terei oportunidade de fazer contraditorio!

pinafilipe disse...

pinafilipe - Bruno Pina,orgulhosamente Presidente da Freguesia de Vila Fernando!!!

Anónimo disse...

campanha animada é o que é preciso. à 4anos foi fraquinha nesse aspeto.

Anónimo disse...

Muito suspeita por comentar visto seres minha cunhada. Ao ler a entrevista senti cada palavra tua...es uma pessoa sincera e sei que faras o teu melhor pela terra que tanto amas,pois tal como o teu irmao sois vila fernandenses de raça pura.Sabes que tens o nosso apoio incondicional. Beijinhos e muita força minha cunhada querida.
Sonia Santos

Sonia sousa disse...

Ainda bem que ninguem nasce ensinado meu caro anonimo. Acho bem que as mulheres demonstrem interesse e ambição pela nossa terra e pricipalmente com atos e presencas assiduas nao so na angariacao de votos e da presenca em festas. Precisamos de um ou uma presidente presente e mais atento.

Anónimo disse...

Força não se deixe intimidar está na hora de verem pela nossa terra

Anónimo disse...

Não sei se todos têm coragem, falam mas na hora não mudam nada, mas minha menina podes contar comigo pois a ti vejo te todo o ano temos dar oportunidade a quem gosta desta terra , não só a quem se serve dela tenho dito

Anónimo disse...

esta jovem senhora e toda a sua equipa era o que faltava a esta freguesia ,no dia 1 de outubro não se esquecam de votar PS ,pois esta equipa representa o PS ,mas na verdade não e no partido que vamos votar e no valiosíssimo talento desta equipa pessoas dinâmicas com vontade de trabalhar e desenvolver a nossa freguesia ,PATRICIA e SONIA nao se deixem intimidar pelo facto de serem mulheres vocês teem forca coragem e muito muito talento

Anónimo disse...

D.PATRICIA e SONIA hoje os habitantes da aldeia de santa madalena ficaram muito contentes pela vossa presença e pela vossa sinceridade podem contar com todos nos podem contar com o nosso apoio vocês merecem ,ao contrario dos vossos opositores actuais membros da junta que numca quiseram saber desta aldeia e pelos vistos de todas as outras anexas da vila fernando ,apenas no final de mandato e que tentam tapar o sol com uma peneira fazendo alguns trabalhos mal e apressadamente ,um presidente de junta deve ser responsável e permanente junto dos habitantes e não aparecer apenas no fim do mes ou quando lhe apetece que e aquilo que o actual fez .pois espero muito bem que todos os habitantes de todas as anexas e da sede de freguesia penssem muito bem que esta junta actual não serve e votem na D.Patricia para presidente da junta pois ela e uma sra.com muito talento e capacidades para gerir uma equipa jovem igualmente muito talentosa ,toda a freguesia de vila fernando so tem a ganhar com esta jovem equipa pois teem muitas ideias e muito talento para as por em acção ..SENHORAS , SENHORES E JOVENS DESTA FREGUESIA NO DIA 1 DE OUTUBRO NAO SE ESQUECAM VOTEM P S VOTEM NA MUDANCA UMA MUDANÇA POSITIVA PARA O BEM DE TODOS NOS VOTEM NA D.PATRICIA

Anónimo disse...

Que conhecimento tinha o atual presidente de vila fernando a primeira vez que se candidatou à junta?!! Esta resposta serve para muitos...

Luís Filipe Gonçalves Soares disse...

Não sei bem o que se passou, mas publiquei um comentário de um anónimo e desapareceu! Para que não haja qualquer má interpretação transcrevo o que dizia o anónimo: " Espero que ganhe a menina Patrícia. Força"