sexta-feira, 1 de maio de 2009

A Associação

A ACR Vila Mendo surgiu em 2000 fruto do labor de várias pessoas que quiseram, através do espírito associativo, criar toda uma dinâmica na aldeia que possibilitasse dar-lhe uma outra vida e, de igual modo, projectá-la na região. Resultado dessas sinergias constituiu-se esta Associação cuja sede, situada numa parte da escola primária não utilizada, foi remodelada com o esforço e suor de tantos.
Grande mentor de todo o projecto foi António Pereira Gomes, presidente até há bem pouco. Fechada a escola primária em 2006, a Associação tomou posse dessas instalações estando aos poucos a ser remodeladas. Situado nos antigos baldios, criou-se um campo relvado de futebol de 7, com rega automática, palco de diversos torneios e actividades de lazer. Estas são as infra-estruturas pertencentes à colectividade.
Das inúmeras actividades realizadas destacam-se os mais de uma dezena de torneios de sueca, entretanto suspensos, os vários torneios de futebol de 7 com equipas da região, os quatro encontros motard, este ano a caminho da 5ª edição, a plantação de árvores pelas ruas da aldeia, o apoio às festas da aldeia, o revitalizar do forno comunitário, a organização do XI Encontro de Associações Juvenis do distrito da Guarda em 2007, entre outras; sempre com um forte envolvimento comunitário que importa manter e preservar.
A curto/médio prazo, estão previstas mais actividades como o V Encontro Motard, o torneio de futebol e, numa perspectiva mais cultural, uma exposição fotográfica e a edição de um livro de memórias de autoria conjunta que mais tarde iremos abordar e dar a conhecer.

2 comentários:

Carlos Varandas Nunes disse...

Não nasci em Vila Mendo, Mas Vila Mendo faz parte da minha infância, foi lá que dei chutos na bola; bebi canecos..,Vila Mendo representa muito para mim é como fosse a minha terra Natal, fui tb em vila Mendo os meus namoricos, etc,
è Nesta Terra Que Tenho 3 Primos que Estimo muito, o victorio, o filipão e o Paulão.
Paulão quando é que posso comer com os olhos a tua Garota?
Carlos Fernando Varandas Nunes

Anónimo disse...

Tal Qual O Carlos Varandas, eu, Henrique Nascimento também não nasci em Vila mendo, mas sou um filho da terra, meu pai nasceu em Vila Mendo, minha Mãe em Albardo. Quando era garoto, todos os verões eram passados em albardo e com visitas constantes a Vila Mendo onde "brincava" com os meus primos. Os anos passaram e muita coisa aconteceu. Felizmente desde uns anos a esta parte que tenho podido ir frequentemente a Vila Mendo e apesar de ter estado ausente durante muitos anos, fui recebido de braços abertos por todos os "Vila Mendenses" e claro está muito especialmente pelos meus familiares (Os Soares). Felizmente para mim, a minha esposa, não sendo de raízes de aldeia, adora esta terra e a minha familia que agora também é dela. sempre que podemos damos um salto a Vila Mendo. Quero deixar aqui um agradecimento muito especial aos "Soares", por me terem recebido a mim e à minha esposa de braços abertos e co muito carinho, nós temos também um carinho especial por eles.
Agora falando um pouco de toda a Aldeia, é pequena, mas tem pessoas que lutam e fazem de tudo, com muita coragem, amor, dedicação, para que a Aldeia não fique parada, sem grandes ajudas, ou quase nenhumas, vão fazendo ano após ano, sempre algo de novo, o mais incrivel é que também toda a gente da aldeia aplaude e participa como pode em todas as festas e eventos.......

UM BEM HAJA muito grande,
VIVA VILA MENDO...............
Henrique & Catarina do Nascimento