segunda-feira, 2 de abril de 2012

Vozes da Terra- Pereira

Nasci na melhor aldeia de Portugal, Vila Mendo, em 01 de Julho de 1958. Frequentei lá a escola primária, para de seguida e, durante dois anos, caminhar diariamente para Vila Fernando frequentar a Telescola nos 1° e 2° anos (hoje 5° e 6°).  Depois foi a cidade da Guarda que me acolheu, para frequentar o curso Geral de Administração e Comércio na actual Escola Secundaria da Sé. Seguiu-se o serviço militar em Lisboa (Marinha). Dois anos inesquecíveis. Logo de seguida, o ingresso na Guarda Fiscal, tendo, como era normal, andado com a mala às costas ( inclusive, trabalhei um ano no aeroporto da Madeira no serviço de passaportes e foi aí que joguei futebol federado pelo Caniçal). Em Vilar Formoso  terminei o serviço na Guarda Fiscal por esta ter sido extinta em 1993, tendo então ingressado na GNR passando a prestar serviço na cidade da Guarda, ate à passagem de situação de reforma. Fiz parte (foi um privilégio) da Direcção da Associação Cultural e Recreativa de Vila Mendo, como Presidente desde a fundação até 2008, tendo sido também um dos fundadores. Em 2005 fui eleito Presidente da Junta, sendo que em 2008, por motivos pessoais, tive de interromper o mandato.
Uma Memória: Uma só! Havia uma cesta cheia para contar, mas aproveito para falar na época (anos 70) de glória da equipa de futebol de Vila Mendo (só com jogadores da terra) com as vitórias no Barracão, na Santa Ana da Azinha, Vila Garcia, Vila do Touro, Marmeleiro, Rochoso, Albardo e… em Vila Fernando, (em Vila Fernando o único golo do jogo foi apontado por mim!.. É obra, eu que poucos golos fazia !!) por onde passávamos arrasávamos !!! Para quem não sabe, já nessa altura tinhamos campo de futebol, feito por todos os jogadores; situava-se junto à quinta de St° André.
Um Momento: Tantos houve... como por exemplo o Encontro de Associacões em 2007, em Vila Mendo (em que participaram também jovens espanhóis), Torneios de sueca... mas tenho que destacar aqui um momento ainda bem presente na memória de muita gente e que foi o I Encontro Motard de Vila Mendo. Pelo convívio, pela amizade, pelo envolvimento e colaboração de todas as pessoas da aldeia; e então aquele espectáculo às 3 da manhã (tenda cheia) mais de 500 pessoas em Vila Mendo áquela hora e até ao cantar do galo !!!
Um Lugar: Sem sombra de dúvida, escolho o « Largo da Amoreira ». Era ali que as pessoas se juntavam, era ali que se brincava, se jogava à bola, ali se faziam bailes... e que bailes, como por exemplo com os ranchos (sabem a que ranchos me refiro?!.)... Depois de um dia de muito trabalho ainda tinham força e vontade de dar um pé de dança! Era lá que se erguia todos os anos um enorme (o maior que se encontrava) pinheiro revestido de rosmaninho; esse lugar serviu muitas vezes de hotel (dormia-se e comia-se ali) nas memoráveis noites de Natal junto à fogueira. Mesmo a chover ou a nevar nessas noites ninguém (os mais jovens) arredava pé, enquanto não chegasse a luz do dia. Ai que saudades... dessas noites, desses convivios !!!!
Uma Pessoa: Uma pessoa! E porquê só uma?!. (espero noutra oportunidade poder falar de outras pessoas da terra, mas hoje e tendo esta oportunidade, tenho de falar da senhora Maria, que infelizmente ja não está entre nós. Era uma mulher generosa, bondosa, amiga de toda a gente, trabalhadora. Não houve em Vila Mendo igual, e de nove soube cuidar. Gostava de ajudar quem quer que fosse, especialmente os pobres(pedintes); não houve pobre algum que saísse de sua casa, sem que levasse alguma coisa. Dizia ela: "nem que seja pouco, mas dá-se sempre alguma coisa"; e há uma frase que me ficou na memória: um belo dia alguém lhe dizia: "tambem dá esmola aos ciganos?! Resposta da senhora Maria: "os ciganos também são pessoas!" Nos anos setenta, mais concretamente em 1976, aquando da presença dos militares em Vila Mendo (mais de um mês), a casa da senhora Maria, mais que parecia um quartel, com os militares a entrar e sair. Assim que precisavam de alguma coisa, iam bater-lhe à porta. Sei também que houve militares que lhe pediram para que lhes vendesse leite diariamente para o pequeno almoço e assim combinaram. No dia da partida lá foram os tais militares a fazer contas com a senhora Maria! Aqui a resposta dela foi: "Deus me livre eu levar-lhes dinheiro, os militares não o ganham!" Bem, não foi só por este gesto, mas por tantos outros que os militares na hora da despedida, alguns mais emocionados e a chorar, disseram um muito obrigado e adeus à senhora Maria. Dizia a senhora Maria (ouvi eu) "gosto mais de Vila Mendo do que da minha terra." Tal mãe, tal filho! A senhora Maria, era a senhora Maria do sr. Manuel João, a senhora Maria de Cairrão, Maria Castanheira e simplesmente MARIA PEREIRA de seu nome, por isso deixou em Vila Mendo o « Pereira » que se orgulha muito de ser seu filho. Obrigado senhora Maria, obrigado!
Um Projecto: Dar continuidade aos eventos que anualmente a Associação realiza, já é um grande projecto que gostaria que não terminasse. Depois penso também que o recinto do complexo desportivo devia ser mais aproveitado e utilizado, se estivesse dotado de uns balneários (ainda que pequenos), pois outras modalidades desportivas se podiam ali realizar. Outro projecto, era criar no recinto (largo da escola), as condições mínimas para a realização de alguns eventos que ali se realizam, nomeadamente as festas de verão e o Encontro Motard, pois um espaço coberto é de extrema importância e cada vez mais necessário (poderia até ser uma estrutura desmontável), sendo que aqui, como o espaço é público, a Junta de Freguesia deve ser ela a criar as condições necessárias para que isso seja possível.
Quanto a projectos para Vila Fernando, não me cabe a mim, neste momento opinar (ainda que reconheça que alguns são tão necessários como urgentes), contudo estou, como sempre estive, disponível para colaborar em tudo o que contribua para o melhoramento da minha Freguesia.
Podem continuar a contar sempre comigo!
Antonio Pereira Gomes

5 comentários:

Júlio Antunes Pissarra disse...

Gostei do texto publicado pelo Sr. António Pereira. As experiencias de outros ajudam-nos a conhecer, melhor, a nossa Terra. Há por ali alguns momentos que ainda tive o prazer de saborear e muitos outros que, infelizmente, me passaram ao lado. Por ex. recordo, com saudade, de ter assistido a um jogo dessa "Lendária" equipa de Vila Mendo, disputado no Marmeleiro, em que um jogador da nossa equipa, durante alguns minutos, jogava com o cigarro numa mão e uma "mini" na outra!!! O jogador chamava-se Zé Gonçalves ...

Anónimo disse...

E conseguiu passar despercebido à FPF amigo julio? belos tempos em que a bola era paga por todos e cada qual lavava a sua camisola. a isso chama-se desportivismo.essa de correr atrás da bola com a cerveja na mão só podia acontever em vila mendo

Anónimo disse...

Olá amigo Pereira Gomes. Em relação ao teu comentário de 02abr2012, quero aqui dizer-te que isso é que é bairrismo!!! É bairrismo e é tb autenticidade. Sou testemunha de quanto te esforças por dar "brilho" à terra que te viu nascer; vila mendo é sempre referida por ti com orgulho e, por conseguinte, todos te devem esse reconhecimento por tanta dedicação. Sempre que estava contigo em V. Formoso e te perguntava: onde vamos? indicavas sempre o caminho de V Mendo. Recordo, por exemplo, o 1º ano que houve garraiada em V. Mendo , nas festas de verão... Que azáfama, que entusiasmo, que alegria! Quando te metes em alhadas é para ires até ao fim. Força AMIGO. Antonio Dias

Luís Filipe Gonçalves Soares disse...

Concordo plenamente. O Pereira é das pessoas que mais ama e mais fez por Vila Mendo...

Júlio Manuel Antunes Pissarra disse...

Pois é Sr. Presidente Filipe Soares, essas palavras são muito bonitas, mas quando, publicamente, se deve homenagear pessoas que como o Tó Pereira tanto fez por Vila Mendo ficamo-nos pelas palavras e pelos comentários em privado. Obviamente existem mais pessoas que também muito fizeram, e outras ainda fazem, por Vila Mendo nomeadamente pela Associação, mas não há duvida que o Tó Pereira foi a Pessoa, o "Motor", a Alma da criação da nossa associação, que diga-se muito tem contribuido para o bom nome da nossa Terra.
Já agora recordo aqui um episódio. A quando da conclusão das obras no Salão, onde antes se frequentava a 1ª Classe/1º Ciclo, eu, numa reunião dos Orgãos Sociais, apresentei uma proposta que visava batizar esse Salão. A ideia era simples: no referido espaço de confraternização deveria ser colocada uma Placa onde apenas constaria o seguinte: "Salão Convívio António Pereira Gomes". Curiosamente ou talvez não NINGUÉM apoiou a minha sugestão!