sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Vozes da Terra- Manuel da Silva Gonçalves

Vila Mendo nos anos sessenta
Preâmbulo
Ao aceitar o desafio de escrever um artigo sobre Vila Mendo surgiram vários temas passíveis de abordar mas, atendendo à carreira profissional que abracei um deles, naturalmente, impôs-se a todos os outros - A Escola.
Evidentemente, que nesta abordagem sobre a importância da escola primária numa pequena aldeia do interior do país na segunda metade do séc. XX, não deixarei de referir alguns aspetos sociológicos que, do meu ponto de vista, ajudam a contextualizar e a melhor compreender o dia a dia desta comunidade.
Num artigo desta natureza onde o narrador não tem distanciamento temporal e afetivo pode inevitavelmente incorrer em alguns detalhes de análise que importa nesta nota prévia ter em consideração:
- A interpretação das vivências que perduram no baú das minhas memórias poderá surpreender alguns dos leitores e, por razões óbvias, omitirei nomes quando a descrição de alguns factos for, de algum modo, incómoda para os próprios personagens ou familiares;
- O facto de residir longe da aldeia natal não me permitiu fazer a recolha rigorosa de informação como seria desejável, até para confirmar alguns dos relatos orais que suportaram alguns factos especialmente relacionados com a construção da escola.
A Escola
A construção da escola na aldeia tornou-se uma necessidade nos finais da década de quarenta porque a escola da sede de freguesia estava sobrelotada e, naturalmente, Vila Mendo como a anexa mais populosa e, portanto, com maior número de crianças e jovens em idade escolar, associada ainda ao facto de ser, depois da Aldeia de Stª Madalena, a mais distante da freguesia, teve prioridade perante as outras anexas.
Para o aumento da população terão contribuído, supostamente, alguma prosperidade local com a exploração do minério durante a segunda guerra mundial e com o comércio de ovinos e porcinos, feito pelas famílias mais abastadas. Às famílias numerosas dos naturais com destaque para os apelidos cortes, cristinas, bernardos, marques, gregórios, capelos, domingos, andrés, inácios, braganças, soares, ritas, maximinos, abreus,…juntaram-se novas famílias que vieram trabalhar de caseiros como os pereiras, os casonas, os patrícios, os espinhas, etc. De referir ainda que na época os agregados familiares tinham em média seis a sete filhos.
O analfabetismo era generalizado, poucos eram os residentes que tinham a 4ª classe, pois os três quilómetros que pela estrada antiga ligavam a aldeia à sede de freguesia onde se situava a escola, sem transportes privados ou públicos, levavam a que muitos desistissem da escolaridade. Ainda assim, predominavam no sexo masculino aqueles que tinham a terceira e a quarta classes porque o sentimento relativamente ao sexo feminino era discriminatório e comumente afirmava-se que as mulheres não precisavam de saber ler. As exceções, relativamente às mulheres que sabiam ler, pertenciam a famílias que tinham parentes em localidades com escola e temporariamente saíram da aldeia para adquirir instrução básica ou então outras que se fixaram aqui através do casamento.
O padre Júlio tomou a iniciativa de reunir a população, provavelmente após alguma missa por alma de algum defunto recente e sensibilizou os principais representantes da comunidade para que o projeto da construção da escola avançasse.
Pela informação que consegui recolher não houve quaisquer ajudas estatais, da câmara municipal, da junta de freguesia ou até da própria paróquia para a construção do edifício escola. Portanto, a comunidade teve de suportar os custos deste edifício e contribuiu essencialmente com o trabalho: transporte em carros de bois da pedra que foi cortada nos terrenos da moita longa e na quinta de vale de carros.
Para pagar outros materiais e a mão de obra especializada - os pedreiros e carpinteiros – venderam-se duas parcelas do baldio, mais de 50% da área, aos senhores Manuel Domingos e Manuel Gregório. Os pedreiros pertenciam à família Marta de Vila Fernando, enquanto que os carpinteiros vieram das Pousadinhas e Monte Carreto.
A família corte cedeu os terrenos não só da implantação do edifício mas, também, o próprio recreio ou largo da escola e ainda uma pequena área que ficava nas traseiras da escola e que de forma abusiva, mais tarde, veio a ser vendida pela junta de freguesia.
O edifício não respeita a tipologia utilizada então, o designado “Plano dos Centenários” que foram edificados por todo o país depois de 1935, esta é uma arquitetura simples, de linhas direitas com duas águas, orientado poente/nascente, só de rés do chão, com 17m de comprimento por 8m de largura, aproximadamente; no alçado principal duas portas altas e 5 janelas rasgam os blocos de granito da fachada principal; no alçado tardoz, 3 janelas grandes e uma pequena que dá para os arrumos que ficavam a seguir ao hall de entrada. O espaço interior dividia-se, essencialmente, em dois espaços – a sala de aulas e a casa da professora.
O acesso à sala de aulas fazia-se pela porta poente que dava para um hall onde havia uma zona com bengaleiros e ao fundo uma pequena divisão para arrumos onde mais tarde fizeram uma casa de banho. Sim, porque no projeto inicial não havia casa de banho a exemplo de todas as restantes casas da aldeia. Evidentemente que não havendo saneamento básico nem eletricidade como poderia ser feita a limpeza diária dos sanitários? Por outro lado esta necessidade certamente não foi considerada uma prioridade para os mentores do projeto. Saberiam eles o que era uma casa de banho? Havia uma bacia numa estrutura metálica que servia de lavatório no hall que dava para a sala de aula. Relatarei mais adiante como foi encontrada a solução para este problema no tempo em que frequentei a escola.
A sala de aulas de forma retangular com 7m x 7,40 m, o que perfaz 51,8m2, com soalho e teto em madeira, com 3 janelas para o pátio e duas para as traseiras. Nas paredes um quadro de ardósia ao fundo, um crucifixo na parede e os quadros dos governantes Salazar e Tomás. Três filas com 4/5 carteiras com dois lugares cada, uma secretária com a respetiva cadeira, uma salamandra ao fundo à esquerda amenizava o ambiente nos dias frios de outono e inverno, equipavam o espaço.
O material didático resumia-se ao Mapa de Portugal e das Regiões Ultramarinas, um globo e uma caixa métrica.
A casa da professora, hoje o bar da Associação, tinha divisões em madeira e, se a memória não me trai porque com o 25 de abril este espaço foi modificado, tinha à entrada um espaço tipo sala de estar, com uma janela e uma porta que permitia o acesso interior à sala de aula, à direita a cozinha com lareira e uma janela para o pátio, ao fundo à direita uma sala contígua à cozinha com uma janela para as traseiras e do lado oposto um quarto sem luz exterior.
Foi neste espaço escolar, numa aldeia beirã, com menos de duzentos residentes, que ao longo de mais de meio século as crianças tiveram oportunidade de fazer os primeiros anos de escolaridade, de abrir horizontes que só o conhecimento permite .
Por aqui passaram professoras regentes e professoras diplomadas como se dizia na época. Vieram de localidades próximas e poucas ficaram a residir na casa da escola. Os apelidos da maior parte das docentes não consegui apurar, por isso indico a localidade a que pertenciam: Capitolina - de Pousade, Clara - da Gata, Aida Maria e Irene - de Albardo, Alcina – de Monte Carreto, Aida – de Malcata, Ana Calçada – do Penedo da Sé, Olinda e Arlete Pissarra – de Vila Garcia. A última professora a lecionar na aldeia foi a Arlete Pissarra no ano lectivo 2004/05 ou 2005/06.
Este rebuscar de memórias ficaria incompleto se não expressasse o que foram os meus primeiros quatro anos de escola primária, alguns episódios marcantes e reveladores da ausência de qualidade pedagógica, da impreparação para ensinar, da selvajaria praticada pela I. sobre alguns dos meus condiscípulos. Falo concretamente de factos ocorridos nos anos letivos entre 1964 e 1968. Devo acrescentar que o estilo de ensino que se denuncia não foi infelizmente um caso isolado mas fazia parte do sistema vigente, num tempo em que educar se confundia com maltratar. Não podemos esquecer que para o ditador Salazar qualquer “pastor”, sem desprimor para esta profissão, poderia ensinar a ler e a escrever. A autoridade do professor não se questionava como nos tempos que correm...
Quanto à “pedagogia” aplicada pela referida senhora vou deixar-vos alguns exemplos: agarrar os cabelos da H. P. e bater com a cabeça da aluna no quadro; colocar o aluno de joelhos virado para a parede; x reguadas por erro ou por problema mal resolvido, etc. Mas de todos os castigos aquele cuja imagem eu retenho e que não mais esquecerei, foi aplicado algumas vezes a duas alunas que tinham dificuldades de aprendizagem mais acentuadas que os restantes, refiro-me à H.M. e à P.P. – a professora entalava a cabeça destas alunas entre as suas pernas, levantava-lhes as saias e malhava naqueles rabos virados para a turma, com a régua que o carpinteiro senhor José André lhe havia feito (uma tira de madeira polida com mais ou menos 55cm x 8cm x 2cm), até se cansar. Era uma desumanidade! A pobre da H. tinha a particularidade de não soltar um gemido ou uma lágrima perante estes maus tratos e isso mais contribuía para que a docente se enfurecesse e a pancadaria continuasse.
Lembro-me que na sequência de um destes ”tratamentos” à P.P., a mãe da aluna foi pedir explicações à professora e durante a discussão a encarregada de educação, a senhora M.P. incentivou-nos a cantar o hino nacional e a turma não se fez rogada e desfiou por completo A Portuguesa, perante o ar incrédulo da regente. Solidarizámo-nos desta forma com os protestos.
Alguns anos mais tarde, compreendi que certamente fui poupado a alguns castigos físicos porque o meu avô que era da mesma terra da professora I., lhe havia feito uma espera e a avisou que tivesse cuidado com a forma como tratava os netos dele. Certamente que percebeu a dica!
Durante os anos que frequentei esta escola a solução encontrada para a inexistência das casas de banho foi utilizar os caminhos e terrenos adjacentes à escola para urinar e defecar. No entanto, isto fazia-se com separação de sexos, às meninas estavam reservadas a área das traseiras da escola e o acesso à tapada velha, aos rapazes estava destinado o caminho da barroca que dá acesso ao Monte Carreto.
Recordo que cada um de nós tinha o seu próprio urinol. Não era mais do que uma poça feita na terra junto à parede. Caprichávamos no arranjo da mesma e do seu escoamento, sempre com respeito pelas dos colegas, faziam-se alguns concursos sobre quem conseguia que o líquido percorresse maior distância.
Ainda hoje me interrogo, como resolveria a professora as suas necessidades fisiológicas?
Material Escolar
Os materiais escolares não tinham a diversidade que existe hoje: livro único, ardósia com ponteiro, sebenta para os deveres, caderno de duas linhas, lápis de cor, lápis de carvão, caneta de aparo e mata-borrão, sacola de tecido feita pela mãe, com uma alça comprida que permitia a colocação a tiracolo.
A caneta de aparo era formada por uma pega de madeira em forma cónica e na extremidade mais grossa tinha um aparo metálico rasgado no sentido longitudinal, do tipo das canetas de tinta permanente. Esta caneta era o verdadeiro terror dos alunos porque tínhamos de fazer as cópias e as provas com este utensílio.
As carteiras tinham um tinteiro ao meio onde nós molhávamos cuidadosamente o aparo e fazíamos então a cópia. Esta tarefa era muito delicada, exigia uma motricidade fina bem adquirida por parte do executante e era fundamental que a quantidade de tinta fosse bem calculada, pois à mínima distração caía um pingo na página e dava-se mais um pretexto para a régua aquecer as mãos. O mata-borrão minimizava os estragos porque servia para embeber a tinta.
A ardósia era o nosso quadro em ponto pequeno, era o nosso magalhães/tablet sem software.
De formato retangular um pedaço de xisto polido com, aproximadamente, 25cmx18cm, com caixilho de madeira de pinho. Um ponteiro igualmente de ardósia com o qual riscávamos a pedra, completava o conjunto.
Aqui podíamos corrigir aquilo que não estava em conformidade, uma pequena esponja ou um pedaço de tecido molhado, qual tecla DEL, apagava tudo.
Um verdadeiro quadro mágico!
Ai que saudades ai, ai!
O Recreio
As nossas brincadeiras limitavam-se a jogos de pequena organização e com recurso a materiais que nós próprios produzíamos ou recolhíamos da natureza: a apanhada (agarrar como dizíamos), o jogo do bugalho, o saltivão da corrida (parecido com o salto ao eixo), o jogo do fito (tipo jogo da malha mas jogado com pedras), o jogo do lenço, o jogo do anel, o jogo do prego ou do espeta, a chona, etc.
O futebol não se jogava, simplesmente, porque não havia bola.
A Comunidade
A década de sessenta representou para a aldeia, do meu ponto de vista, um marco de viragem no modus vivendi da comunidade.
A população vivia essencialmente da agricultura de subsistência e da pastorícia. Para além destas ocupações havia, em part-time, um ferreiro, um carpinteiro, um alfaiate, um barbeiro e um aprendiz de sapateiro remendão, duas famílias de negociantes de gado e uma pequena taberna pertencente aos pissarras onde se faziam pequenos aviamentos.
Predominavam os rebanhos de ovelhas e cabras, a força do gado bovino, as vacas amarelas, era utilizada para amanhar as terras e fazer o transporte das culturas. As pequenas cargas eram feitas às costas ou à cabeça. As tarefas que exigiam muita mão de obra (as ceifas, a debulha do centeio, as matanças, as sementeiras, a tira das batatas, os fenos, …) eram feitas com verdadeiro espírito comunitário, com muita entreajuda.
A generalidade das pessoas vivia com dificuldades. A alimentação baseava-se nos produtos cultivados e na criação de animais onde se inclui as aves de capoeira. O forno comunitário não tinha tempo para arrefecer, juntavam-se duas ou três famílias e cozia-se o pão que dava para duas semanas. Não se pode afirmar que havia ricos ou pobres no limiar da miséria, no entanto duas famílias distribuídas por vários agregados familiares destacavam-se pelo extenso património e rivalizavam entre si no domínio da aldeia – os cortes e os cristinas. Esta rivalidade terá raízes que desconheço e a sua importância sob o ponto de vista das relações na comunidade merecia uma análise mais detalhada que não é, de todo, objeto deste artigo. Talvez o facto de ambas as famílias se dedicarem ao negócio de gado tenha contribuído para essa rivalidade.
Lembro-me de um dia no regresso a casa vindo da escola, com sete ou oito anos, ainda presenciei perto da casa onde vivia as marcas de sangue daquele que terá sido o maior barulho de que há memória na aldeia e que envolveu os adultos das ditas famílias. Aquilo meteu sacholada, “estadulhada” e pedrada, entre pais e filhos das duas famílias rivais, tendo alguns deles ido para o hospital da Guarda receber tratamento. Valeu a intervenção de terceiros para parar a zaragata, nomeadamente a minha mãe e o senhor Manuel Gregório, pois se isso não tivesse acontecido alguns dos intervenientes teriam perecido e outros enfrentariam as consequências com alguns anos de prisão.
Dizia eu que a década de sessenta representa para a aldeia o epílogo de um medievalismo que perdurava devido ao isolamento da localidade. As trocas comerciais geralmente faziam-se com trabalho ou com a entrega de produtos agrícolas nos momentos das colheitas. Alguns exemplos:
• a possibilidade de cortar lenha que ajudava a limpar os terrenos ou um empréstimo de dinheiro ― dias de trabalho (nas sementeiras e na tira das batatas, nas recolhas dos fenos ou na debulha do centeio);
• corte de cabelo ao longo do ano ― um alqueire de centeio;
• côngrua ao pároco ― era em função do poder económico do agregado familiar (os meus pais pagavam 10 litros nos primeiros anos de casados) mas poderia ir até à ½ fanega;
• ao dono do boi de cobrição e ao barbeiro clínico pagava-se igualmente em alqueires de centeio ou em sacos de batatas.
A industrialização tinha dado os primeiros passos há duzentos anos em Inglaterra!!!
Os transportes praticamente não existiam, no início desta década havia duas ou três bicicletas pasteleiras, as pessoas deslocavam-se a pé ou a cavalo; na segunda metade da década chegavam entretanto os primeiros motores de rega, um ou dois tratores e três ou quatro motorizadas.
Mas a aldeia tinha vida, por todo o lado ouvia-se assobiar e cantar, as carroças chiavam pela calçada, os rebanhos desfilavam em procissão, nos campos as noras e as picotas davam vida ao renovo, do lanceiro chegava a espaços o pouca-terra-muita-terra do trama e o apito de aproximação à estação ou ao apeadeiro. Nos lavadouros públicos, as mulheres lavavam as roupas e gastavam a língua. Nas tardes soalheiras de inverno as matriarcas cosiam as meias nos alpendres ou nos recantos mais abrigados, desembrulhavam as cabeleiras e catavam os filhos.
Nesta década a emigração para a França dá os primeiros passos, antes já alguns agregados familiares tinham saído para o Brasil, depois muitos se juntaram aos pioneiros. Famílias inteiras abandonaram a aldeia na busca de melhores condições de vida, o estrangeiro ou as cidades do litoral foram os destinos de mais de 70% da população.
A canção Ei-los Que Partem, de Manuel Freire, ilustra o sentir de todos os que partiram, a chamada diáspora portuguesa.
A emigração e a mecanização da agricultura constituem os principais fatores de mudança que enunciava neste capítulo. Consequências: mais terrenos disponíveis para os que ficaram e a inevitável reconversão da agricultura tradicional com a substituição dos meios de produção pelas máquinas agrícolas; aumento das produções agrícolas que juntamente com a chegada das vacas leiteiras aumentou o rendimento para a generalidade das famílias.
A aldeia começou a sair do isolamento, enquanto o regime político no país caminhava para o colapso, a prosperidade e a qualidade de vida tornaram-se uma realidade para todos. A massificação do ensino dava os primeiros passos.
Estes sinais são, efectivamente, percursores de mudança, direi mesmo que a década de sessenta representa para a povoação um virar de página.
Hoje, a Escola deu o lugar à sede da coletividade, ponto de encontro dos que teimosamente resistiram à desertificação e daqueles que temporariamente matam saudades da terra natal.
Atualmente, vivem na aldeia cerca de cinquenta moradores e a esmagadora maioria tem mais de cinquenta anos. Nos últimos vinte anos nasceram na aldeia menos crianças do que nasceram em 1958, ano em que eu nasci.
Estaremos perante um fim anunciado?

Nota:
Não posso terminar este artigo sem expressar os sinceros agradecimentos a todos os que colaboraram nesta pesquisa, particularmente aos meus pais e tios que, apesar da provecta idade, me transmitiram informações preciosas relativamente à edificação da escola.

2012/12
Manuel da Silva Gonçalves

5 comentários:

Júlio Manuel Antunes Pissarra disse...

Gostei, Manuel. Bonitas Memórias que relatam a realidade sócio-cultural e económica, da minha/nossa Amada Vila Mendo, na década de sessenta.

Anónimo disse...

Muito bom o artigo. Que tempos...

Anónimo disse...

Belas memórias, belos tempos.

Anónimo disse...

Belos tempos? tempos de miséria e opressão, isso é que são belos tempos?...

Anónimo disse...

... e recordar é viver!!!
Ah, eu também tive a minha pocinha. A este respeito, havia um aluno que, por vergonha, nunca ía "atrás da parede" nem tinha mictório. Coitado ... e não havia as "descartáveis"!!!
A vontade e união sempre foram "pedras de toque" para os nossos antepassados: recuperavam caminhos enlameados, reconstruiram a capela, construiram a escola, o forno, fizeram o poço e canalizaram a água em tubagem cerâmica para o chafariz (que boa era então a nossa água - "a melhor"- dizia o dr. Crespo),... embelezavam os arcos de boas vindas ao bispo. Poderei mesmo afirmar: Vila Mendo, per si, foi autosuficiente quer no uso da força bruta quer nas habilidades artísticas necessárias às ocasiões. Se calhar, nem sabiam que as juntas de freguesia tinham competências para
Relativamenre à escola, parece-me que a sua construção está no sentido sul-norte.
A sua limpeza era feita pelos alunos mais velhos. A lenha, quando não era oferecida pelo senhor Martinho da quinta do Crespo, era recolhida por todos os alunos que, numa tarde de outono percorriam as tapadas à procura de "gravetos".
Relativamente aos castigos, o que mais me marcou: estar de joelhos, com os braços em cruz e virado para a parede, durante horas.
O episódio do Hino que eu recordo, começou por iniviativa da professora quando se viu sem argumentos para a mãe da aluna,.. e mais "atrapalhada" ficou pois, a dita mãe também se juntou ao coro.
Um abraço Zé Domingos