sexta-feira, 26 de julho de 2013

"Amar, Vila Mendo, é" - por Júlio Pissarra

- Alguém, no Algarve, perguntar: “De onde és?” - e eu responder: “De Vila Mendo!”;
- Estar na cidade e sentir ansiedade pela chegada da hora do início da viagem [para Vila Mendo];
- Aproveitar todas as oportunidades para a promover e a ela regressar;
- Apelidar os Eventos, nela produzidos, como os mais belos do… Universo!;
- Nela passear num sereno Serão de Verão;
- Percorrer as suas ruas durante uma gélida noite de Inverno;
- Contemplar o seu, esplendoroso, amanhecer;
- Caminhar, num soalheiro dia, através dos seus deslumbrantes campos;
- Sentir os seus cheiros e aromas;
- Ouvir os lindos e reconfortantes sons que dela emanam;
- Apreciar a sua rústica e rudimentar beleza;
- Fotografar os seus maravilhosos espaços e recantos;
- Sentir prazer por nela falar;
- Ter orgulho da sua simplicidade;
- Fazer, por ela, aquilo que, muitas vezes, não faço por mim;
- Valorizar as suas Virtudes mas reconhecer, e ajudar a corrigir, os seus Defeitos;
- Sentir uma triste, mas ao mesmo tempo doce, nostalgia por tudo de bom que lá vivi;
- Tertuliar, conviver e sorrir com as suas gentes;
- É estar na casa onde pessoas, que eu amava, habitavam e lembrar-me da ternura e carinho com que, durante largos anos, me presentearam;
- Falar com orgulho naqueles que nela [Vila Mendo] viviam e que agora só perduram na minha memória;
- Aí sofrer, de Saudade, pelos meus que já partiram;
- Olhar para um lugar e chorar de emoção pelos belos momentos, com eles, aí, passados;
- Estar em Vila Mendo e recordar com dor o dia em que me deixaram e ao mesmo tempo sentir felicidade e alegria por muitos anos com eles ter convivido;
 Amar Vila Mendo é isto e, com certeza, muito mais!

“Já disse isto aos “meus” e a muita mais gente. Há muitas pessoas que gostam muito de Vila Mendo, mas mais do que o Jú não há ninguém!!!” – Sra. Adoração Terras.

                                                        Júlio Manuel Antunes Pissarra


1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem. assim é que é, não é como alguns que dizem que são da guarda ou no máximo de vila fernando e nos perfis das redes sociais não fazem referência a Vila Mendo nem a nada do que lhe estão associado... muito bem, muito, muito bem