sexta-feira, 14 de julho de 2017

Entrevista a António Pereira Gomes

António Pereira Gomes, 59 anos, natural de Vila Mendo. Foi marinheiro, mas ingressou na Guarda Fiscal entretanto integrada na GNR. Foi Presidente da Junta de Vila Fernando de 2005 a 2009. Teve a honra e o privilégio de ser o primeiro Presidente da ACR Vila Mendo tendo um papel primordial nas dinâmicas que a nossa Associação criou e estabeleceu. Reformado. Agora que tinha tempo, decidiu viver em França, apesar de nos visitar regularmente ao longo do ano. Continuamos a ouvir os seus conselhos. Defini-lo-íamos como um amante e um acérrimo defensor de Vila Mendo e das suas gentes…

Como os franceses olham para Portugal e para os portugueses?
Os franceses, do pouco que conheço, olham para Portugal como um país pequenino, de boas praias, de boa gastronomia, um país seguro, pobre e pobre porque a emigração é de certo modo elevada, principalmente para França. Também vêem Portugal como um sítio onde devem investir, principalmente na compra de habitação, tanto para férias como para nele residirem a maior parte do tempo, ao longo do ano.
Quantos aos portugueses, continuam a vê-los de bons olhos, como gente trabalhadora principalmente na construção civil, serviço de limpezas, ou seja trabalhos para os quais eles não estão para aí virados, porque quando toca a trabalhos qualificados, aí já são os estrangeiros que lhe tiram os empregos!

Como vês a situação das polícias em Portugal?
É o sempre na mesma. Desde que a conheço as condições de trabalho e os meios para que possam desempenhar com eficiência o mesmo são escassos. Não se lhes dá o valor que merecem, estão sempre de serviço (feriados, férias etc), podem ser chamados a qualquer hora, não são devidamente remunerados para o serviço de alto risco que muitas vezes efectuam (trabalhar de noite ou de dia, em fins de semana ou em feriados, a remuneração é igual). 
Continua a faltar-lhe apoio jurídico em todas as situações quando algo lhes corre menos bem, isto em serviço, são os próprios a ter que pagar do seu bolso, muitas vezes têm necessidade de apoio psicológico e raramente lhes é facultado.

Que motivos te levaram a seguir a carreira militar?
Os motivos que me levaram a seguir a carreira militar, surgiu aquando e só no final do serviço militar obrigatório ( 25 meses na Marinha de Guerra Portuguesa). Adorei e tenho orgulho ainda hoje ter feito parte dessa grande instituição, aprendi lá muito o que me serviu e bem para a minha vida futura. Após esse tempo de serviço militar, tirei a especialidade que quis e que gostava: a de marinheiro L (escriturário), pois já tinha digamos que umas luzes sobre isso, como por exemplo escrever à máquina que aprendi na Escola Secundaria da Sé ( Curso Geral de Comércio). Os últimos 18 meses de marinha passei-os numa secretaria do Comando Naval do Continente (Alfeite- Lisboa). Convidado a continuar, recusei porque tinha de ficar sempre em Lisboa. Entretanto surgiu a oportunidade de concorrer à Guarda Fiscal e não hesitei porque aí já tinha a oportunidade de me aproximar das origens, o que veio a acontecer: depois de ter prestado serviço em Lisboa, Madeira (Serviço de passaportes no aeroporto) Aveiro, Vilar Formoso e finalmente Guarda ( na GNR! serviço sempre em secretaria) até à reforma.

Por certo terás algumas histórias interessantes do teu tempo de polícia. Queres partilhar alguma?
Histórias interessantes tenho muitas para contar, a maioria boas, outras nem tanto. Começo pelas menos boas:
Um certo dia ao sair de casa para ir para o serviço, comandava eu um posto fiscal na zona da raia, deparei- me com os 4 pneus do meu carro furados… dias antes tinha colaborado numa apreensão de tabaco de contrabando, só podia!..
Outra situação, esta já engraçada, aqui também na zona da raia, mas já prestava serviço em Vilar Formoso: fazíamos na altura muitos serviços à civil e foi num desses serviços que aconteceu estarmos numa estrada térrea ( às 3 horas da manhã) que ligava Espanha a Portugal (local não habilitado para a travessia de viatura) e ao apercebermo-nos de que uma viatura se aproximava de nós com os faróis desligados, rapidamente vestimos o chamado fato de macaco (aprovado na Guarda Fiscal) para podermos fazer sinal de paragem ao condutor da viatura ( não era permitido fazer sinal de paragem trajando à civil). Foi então que ao aproximar- me da viatura e sem que tivesse tempo para mais, o condutor foi o primeiro a dar as “buenas noches”, falando em espanhol e logo de seguida o mesmo diz," sou el alcaide de Almeida!” pensava ele que estava perante a Guarda Civil espanhola (porque os ditos fatos de macaco não eram de todo conhecidos, pois serviam apenas para essas situações de emergência) e o dito alcaide (presidente ) só teve que voltar atrás, e dirigir- se à fronteira para poder seguir ao seu destino!

Como membro fundador e impulsionador primeiro da ACR Vila Mendo, que te diz a Associação?
É óbvio que me diz muito, porque sendo eu natural de Vila Mendo sede da Associação, sinto orgulho enorme de ter sido um dos fundadores e ter contribuído com isso para que hoje a nossa terra e ao mesmo tempo a Associação, seja falada e vista como uma associação activa aos longos destes anos desde a sua existência, beneficiando assim a aldeia. Não fosse a Associação, Vila Mendo não era conhecida e o seu nome não era falado por ninguém ou quase ninguém, e hoje é. Por isso mais orgulhoso me sinto por ter feito parte da direcção como presidente e ter feito alguma coisa para que a população se unisse, colaborasse e participasse sempre em força na realização dos eventos efectuados pela Associação, o que contribuiu e muito para que Vila Mendo hoje seja uma aldeia apelidada de unida, acolhedora e que sabe receber bem quem a visita. Em Vila Mendo “tá-se bem”!!! 

Um projecto(s) que gostasses que a Associação implementasse?
Sei por experiência própria que não é fácil abraçar um projecto para o qual não há disponibilidade de meios, principalmente monetários, mas gostaria de ver a actual direcção empenhada num projecto que passaria pela construção de infra estruturas ( pavilhão) que pudesse fazer face às necessidades já há muito existentes, aquando da realização de certos eventos (alguns anuais) como o Encontro Motard, Matança do Porco, festa da aldeia (esta organizada por uma mordomia que também iriam beneficiar disso), e mais. Havendo essas condições estou certo que mais eventos haveria em Vila Mendo organizados pela Associação... (onde é que se abrigam as pessoas em dias de eventos na aldeia nos dias mau tempo?). Aqui fica o desafio à actual direcção! Comecem já hoje a trabalhar; sei que se o fizerem vão conseguir levar avante esse projecto. Conheço- vos a todos e sei bem do que sois capazes, e todos juntos vamos conseguir. Força, mãos à obra.

Como vês o futuro do Interior em geral e de Vila Mendo em particular?
O futuro do interior no meu ponto de vista esta condenado cada vez mais ao abandono. Não vejo ninguém, principalmente políticos, a fazerem alguma coisa para que isso não aconteça. Continuamos a ver as pessoas a sair para as grandes cidades e mais para o litoral. Não se criam empregos no interior e muito menos condições para que as pessoas se fixem cá. Temos um exemplo em Vila Mendo, no séc. XXI, ainda sem saneamento básico! Como é que as pessoas podem permanecer num sitio onde tudo falta, principalmente isso. Por isso é difícil haver alguém, mesmo que muito goste de viver no paraíso (sossego), que deixe as cidades, e aqui até podemos dar como exemplo, a Guarda: quem escolhe uma aldeia para viver, mesmo que a aquisição de casa própria nesses locais seja muito mais barata? Assim Vila Mendo está condenado (como tantas outras aldeias) a ser terra de ninguém. Gostaria de estar enganado, mas infelizmente o meu ponto de vista é este! Mas vamos tentar que Vila Mendo não morra assim, pelo menos enquanto nós andarmos por cá!!!

Sem comentários: