sexta-feira, 21 de julho de 2017

Freguesia Vila Fernando em 1575- Graça Sousa

Graça Maria Garcia Soares Calçada Sousa nasceu na Guarda em 1963. As suas origens provêm de Vila Fernando, Quinta do Meio e Monte Carreto. Na infância, e sobretudo nas férias e fins de semana, Vila Fernando acolheu as suas brincadeiras (inesquecíveis) com primos e vizinhos. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Universidade de Coimbra e é Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica. É professora do 3º Ciclo e Secundário.
Recolheu as informações abaixo publicadas quando, há uns anos, decidiu investigar e construir a árvore genealógica da sua família, quer do lado paterno, quer do lado materno, recorrendo à consulta de livros, documentos e microfilmes no Registo Civil da Guarda e no Arquivo Distrital da Guarda.
Ficamos a aguardar outros contributos, outras curiosidades...

CuriosidadesVila Fernando no séc. XVI

Batismos
Em 1575, primeiro ano em que houve assentos paroquiais na freguesia de Vila Fernando, há notícia de terem sido batizadas 33 crianças – 19 rapazes e 14 raparigas.
Nasceram, sobretudo, em Albardo (7), no Adão (7) e em Vila Fernando (6). Os restantes dividiram-se por Vila Mendo, Quinta de Cima, Quinta de João Lopes, Quinta de João Dias, Pousafoles, Monte de S. Pedro e Monte Sardinha.
Nasceram, principalmente, nos meses de agosto (9), abril (7) e setembro (6).
Para os rapazes, os nomes mais usados foram Francisco (5) e Domingos (4) embora também houvesse quem escolhesse António, Jorge, João, Diogo, Lourenço e Gonçalo. Quanto às raparigas, os mais usados foram Maria (6) e Catarina (3), mas também apareceram Isabel, Beatriz e Domingas.
Foram todos batizados na pia batismal de Vila Fernando e quase todos pelo Pe. Manuel Tavares.
Um grande número de pais (10) tinha o apelido Gonçalves. Nos restantes, podemos encontrar Afonso (4), Pires (3), Martins, Fernandes, Lourenço, Antunes, Dias, João, Gomes, Francisco, Jorge e Anes. Quanto às mães, também predomina o apelido Gonçalves (15). Aparecem também Antunes, Anes, Fernandes, Pires, Martins, Afonso, Dias, Fonseca e Leal.

Casamentos
Em 1575, foi registado um único casamento: Diogo Lopes (Vila Mendo) casou com Isabel Gonçalves (Monte de S. Pedro), ambos da freguesia de Vila Fernando. Tudo se passou em 18 de setembro, na Igreja de Vila Fernando, perante Gaspar Jorge, Álvaro Pires, Diogo Gonçalves Preto, Diogo Gonçalves de Cima e “… outras mtas pessoas que na Igreja estavam…”. O casamento foi realizado pelo Pe Manuel Tavares.

Óbitos
Em 1575, existem assentos de óbito relativos apenas aos últimos quatro meses do ano. Nesse período de tempo, faleceram 22 pessoas (10 homens, 11 mulheres e uma pessoa de que não se percebe o nome): 4 em setembro, 13 em outubro, 3 em novembro e 2 em dezembro.
Essas mortes ocorreram, sobretudo, no Adão (15) mas também em Albardo, Pousafoles, Vila Mendo, Monte Carreto e Quinta das Lameiras.
Fernandes (4), Gonçalves (4), Pires (2), Gil, Esteves, Miguel, Jorge, Martins, Rodrigues, Álvares, Manso, Domingues e Afonso foram os apelidos registados.
Das 22 pessoas, 4 foram sepultadas dentro da Igreja e 15 no adro. Sobre as restantes, não há informação. Algumas (12) fizeram testamento ou “manda” ou “verbal manda”.
Foi o Pe Manuel Tavares que realizou todas as cerimónias.

Nota: Datando os primeiros assentos paroquiais da freguesia de Vila Fernando do ano de 1575, é possível que, por ainda não ser prática habitual, o pároco não tivesse registado todos os batismos, casamentos e óbitos ocorridos nesse ano e nos seguintes.

2 comentários:

Anónimo disse...

interessante.

Anónimo disse...

Seria interessante fazer o mesmo exercício num tempo mais próximo, inicio do século 20 por exemplo