sexta-feira, 22 de junho de 2018

Entrevista a Joaquim Pina Monteiro

Joaquim Neves Pina Monteiro, natural da Freguesia de Vila Fernando, 55 Anos, Sargento de Engenharia do Exército Português, residente em Vila Fernando, casado dois filhos. Presidente da direcção da associação Clube dos Amigos da Freguesia de Vila Fernando. 

Que motivo(s) o impeliram a criar o Clube dos Amigos da Freguesia de Vila Fernando (CAFVF)? 
Como a desertificação é um dos sinais bem presentes no interior do País, a Freguesia de Vila Fernando não foge à regra. O motivo principal é contribuir, com o renascer desta associação, para que a desertificação seja minimizada, incentivando as pessoas a participar, fomentando o bom relacionamento entre todos os habitantes e estabelecendo parcerias com outras Associações. 
No fundo fazer com que a união seja a força do querer das gentes da Freguesia de Vila Fernando. 


Deduzo, pelo nome que houve uma tentativa de inclusão para agregar as sete aldeias da freguesia, correcto? 

Foi preocupação dos elementos da Associação incluir e não excluir, envolvendo pessoas das várias anexas que, desde logo, manifestaram disponibilidade para abraçar este projeto. Posso afirmar, uma tentativa bem sucedida. 

Que passos já foram dados nesse sentido? 
Muitos passos foram dados e muitos mais estarão para ser dados, numa permanente ligação à terra e à união de todas as anexas. Todos somos poucos para levar a bom porto este projeto, já que nele cabem todos os contributos que todos possam dar. Houve a preocupação de incluir nos órgãos da Associação gente de todas as anexas da Freguesia de Vila Fernando. 

Qual será o foco da vossa actividade associativa? 
O foco essencial centrar-se-á na dinamização recreativa, cultural e social com a participação e envolvimento de todos os que querem ver a freguesia unida e viva onde a valorização das nossas tradições não será esquecida. Há um longo caminho a percorrer, estou certo, mas esse caminho faz-se caminhando e acredito que, com humildade, empenho, dedicação e união o caminho será percorrido por todos e não haverá grandes obstáculos que nos impeçam de o percorrer com sucesso. 


Que projectos já estão a ser implementados? 

A criação do grupo de cantares Sete Vozes é já uma referência desta associação, que terá a sua apresentação oficial em Agosto. A atividade física para todas as idades, que decorre no Salão Paroquial, é também uma das iniciativas desta associação, que já está a ser implementada oferecendo a possibilidade a todas as pessoas de praticarem exercício físico combatendo assim a imobilidade, tão prejudicial à saúde. 

Que projectos para o futuro? 
Temos alguns projetos na forja, que por necessitarem de consolidação, a seu tempo serão publicamente divulgados. 

Como tem sido a reacção das pessoas nas diferentes aldeias? Acha que a existência de uma certa “rivalidade” entre terras da freguesia pode comprometer a afirmação do Clube? 
A apresentação da associação, dia um de Junho, na presença de algumas individualidades, de fora e da terra, bem como, quase todos os presidentes ou responsáveis das instituições/ associações da freguesia de Vila Fernando, notámos uma reação muito positiva e gratificante por parte de todas as pessoas. A existir “ rivalidade” não foi notada, mas compete a todos nós erradicar essa rivalidade e mostrar que temos mais a ganhar unidos do que a puxar cada um para seu lado. O saber e a experiência de cada um em particular será uma mais valia para a freguesia se utilizada em prol do seu desenvolvimento e dinamização. 

Nos órgãos Sociais estão representadas todas as aldeias? Quem são os elementos da Direcção? Quantos são os sócios neste momento? 
Uma das preocupações, foi sem dúvida, incluir pessoas de todas as anexas para fazer parte deste grupo, sendo a Direção constituída pelos seguintes elementos: 
Presidente-Joaquim Neves Pina Monteiro 
Vice-presidente-Tiago Vasco 
Secretária Geral-Sónia Marta 
Tesoureiro-Eugénia Vaz 
Vogal- Tiago Robalo 
Foi decidido que a angariação de sócios, só se iniciaria depois da apresentação oficial da Associação, Cube dos Amigos da Freguesia de Vila Fernando, processo que se encontra já a decorrer. Sendo ainda pouco o tempo, para além dos elementos dos Órgãos Sociais, já contamos com um número considerável de associados. 

Quais são ou quais vão ser as formas de financiamento?
Todas as legalmente possíveis. Estamos abertos a todos os contributos e bateremos a todas as portas para que se abram e nos ajudem a por de pé este projecto e a elevar bem alto a freguesia de Vila Fernando. Contamos com todos. 

Consegue imaginar o CAFVF daqui a meia dúzia de anos? 
O futuro a Deus pertence, mas com o apoio de todos e todas, a remarem para o mesmo lado o CAFVF procurará ser o motor da dinamização da terra, chamando a si os que aqui vivem, os que nos visitam e os que, não vivendo, sentem a terra como sua. 


Que lhe diz Vila Mendo?

Vila Mendo é uma das anexas da freguesia que tem tido à frente da Associação gente dinâmica e amante da terra, que se tem unido na promoção de vários eventos dignificando e divulgando a terra e suas gentes. Contamos com o vosso apoio e experiência de vários anos de associativismo, para termos mais força e dinamizarmos a freguesia. 

Enquanto Presidente da ACR Vila Mendo, tenho um desafio para lhe lançar: que diz de as 3 associações da freguesia (as referidas mais a da Quinta de Cima) organizarem uma actividade (anual, por exemplo) em moldes a definir e a balizar? 
Como presidente do CAFVF, quero afirmar total abertura de todos os elementos dos Órgãos Sociais, para trabalharmos em conjunto e desenvolver essa e outras atividades ao longo do ano. Considero o desafio muito interessante, sendo já um valioso contributo para o sucesso do renascer do Clube de Amigos da Freguesia de Vila Fernando. Estarei disponível para reunir, dialogar e recolher todas as sugestões que enriqueçam a Associação e unam a freguesia. Só unidos teremos o sucesso desejado.

7 comentários:

Anónimo disse...

Atividades entre as 3 associações?!!! vamos esperar mas sentados!

Anónimo disse...

good idea !

Patrícia disse...

Força todos juntos pela nossa Terra!!!
Patrícia Seixo

Anónimo disse...

normalmente Entre o que se diz e o que se faz vai uma enorme distância. Será este mais un caso?

Anónimo disse...

Full ahead

Anónimo disse...

Se conseguirem trabalhar em conjunto será sem dúvida uma vitoria para a freguesia mas esperemos para ver os desenvolvimentos

Anónimo disse...

será que há motivações politicas no resurgimento desta associação? quem responde?