sábado, 10 de março de 2012

Coisas da Vida

Aos 98 anos, faleceu a Srª Alzira da Ascenção. O funeral realizou-se hoje, pelas 15h30m, no Adão de onde era natural e onde residia. Normalmente dou conta  destes acontecimentos quando se referem a pessoas naturais e residentes em Vila Mendo, contudo abro uma excepção; por dois motivos: primeiro, porque alguém que tem o dom de viver quase um século de vida merece, por si só, uma referência; segundo, porque a "Ti Alzira", que a conheci desde que me conheço, era um modelo de bondade. Ainda com os filhos(6) por criar e passando por muitas, muitas dificuldades, nem assim deixava de ajudar quem também precisava: "há sempre alguém que precisa mais do que nós, há sempre alguém mais pobre do que nós" dizia ela e, com gestos concretos, ajudava mesmo, num tempo em que a miséria e a pobreza graçavam nas nossas terras. Não admira portanto que muita gente a conhecesse como a "mulher dos pobres". Recordo, com saudade, os inúmeros serões passados a ouvir as suas histórias e estórias; recordo o seu sentido de humor; recordo a sua humildade e a sua vontade em ser prestável; recordo... a sua voz: " oh Falipe"... A todos os seus familiares, ao "Ti Zé Baptista" seu marido e grande homem que também já conta com 99 anos, ao meu querido tio Messias seu filho, à minha querida tia Armanda e aos meus primos Fernando e Fátima seus netos, o meu forte abraço nesta hora.

2 comentários:

Anónimo disse...

É verdade Filipe, a Minha Avó era uma Santa, ela agora está no céu, o Céu ganhou uma nova Santa, ela reza por nós e por ti que eras Neto adoptivo. tu chamava-la Avó como também " ferric".
Obrigado por esta pequena, mas singela homenagem.
Carlos Fernando Varandas

Anónimo disse...

Avó Alzira,
Mulher dos Pobres, Alzira do Forno; Sr.ª Alzira, era assim que era conhecida nesta comunidade, a Nossa AVÓ
Partiste mas ressuscitaste para a vida Eterna, fostes um modelo de: Mulher, Esposa, Mãe, Avó e Bisavó.
Tu que nos ensinaste a rezar, incutiste os valores cristãos, aos filhos/as, noras, genros, netos/as e bisnetos/as. Fostes uma mulher de uniões, mulher de bons conselhos para toda a comunidade do Adão.
Agora que partiste para junto do salvador sei que estais a interceder por todos nós. Os céus ganharam uma nova SANTA.
A nossa avó foi uma mulher de vida interior, de oração e de sacrifício, o teu apostolado foi uma superabundância da tua vida, as tuas virtudes pessoais transbordaram para cada um de nós.
O teu passado é de uma Mulher valente bem unida à Virgem Dolorosa, sendo uma Mulher com um grande Alicerce do Edifício Espiritual, a oração era a tua arma omnipotente.
A tua vida foi como um Rio de Águas Limpas que deixou tudo colorido e de verdura á tua volta e que brotaram frutos dos teus passos.
Tu plantavas flores e virtudes na relva e tudo se transformava em bondade.
As tuas palavras eram sábias.
Amigos/as a Sr.ª Alzira reza por todos nós e por vós.
Obrigado Avó
A todos que se juntaram neste momento de dor, mas de festa de ressurreição, os 6 filhos, 12 netos, 11 bisnetos e 1 trisneto, o nosso Bem-haja.
O Teu Neto:
_______________________________
Carlos Fernando Varandas Nunes
Adão 10 de Março de 2012