quinta-feira, 21 de junho de 2012

Vozes da Terra- Maria Alice Nina- Brasil

Meu nome é Maria Alice Nina, nascida em Portugal na aldeia de Vila Mendo, sou casada com José Manuel Nina que é de Vale de Espinho, tenho 3 filhos: Vera, Márcia e Marcelo e duas netas: Priscila e Laís. Na foto ao lado sou eu e o meu filho Marcelo.
Uma memória: As minhas lembranças não são muitas, pois eu vim para o Brasil muito nova, com treze anos. Mas o que nunca se apagou da minha memória era quando chegava à primavera e o arbustos chamados giestas ficavam todas enfeitadas de amarelo e se chamavam maias (porque era no mês de maio). Também me lembro muito que nessa época as pessoas iam para os campos arrumando a terra para fazerem as plantações. Outra coisa que me lembra muito era quando chegava o mês de junho ou julho, não tenho mais certeza, mas eu acho que eram nesses meses que vinham os ranchos para a ceifa do centeio, era tudo muito alegre e muito divertido, principalmente para mim que era criança. Tem outro lugar que me lembra muito, é um local chamado Lajinha. Eu adorava esse lugar porque de lá eu podia avistar a cidade da Guarda que me parecia tão longe e, no entanto, é bem perto. Outra coisa que me lembra muito era a matança do porco porque era uma farra para nós pequenos.
Um momento: Um momento alegre e também muito triste foi o dia que eu parti daí para o Brasil, pois deixei pessoas muito queridas: tios, primos e primas. Embora depois de algum tempo muitos vieram para o Brasil. Já visitei várias vezes a nossa terra e praticamente todo o Portugal.
Um lugar: Um lugar que não é propriamente de Vila Mendo, mas sim de Vila Fernando. Todas as vezes que voltei a Portugal nunca pude entrar na escola que eu comecei os meus estudos, pois sempre era época de férias escolares. Porém, em maio de 2011, pude realizar o sonho que era de rever por dentro a escola, e fiquei muito emocionada depois de tantos anos, e ao mesmo tempo muito triste de saber que foi o último ano de atividades escolares, pois a escola fechou devido à falta de crianças para serem alfabetizadas. São essas lembranças mais fortes que eu tenho, depois de quase 60 anos no Brasil.
Uma pessoa: Lembro-me de algumas pessoas, mas principalmente da minha avó Maria Rita. Embora eu sendo muito pequena, lembro-me do dia em que ela faleceu e que na época eu tinha de seis para sete anos, e até hoje não me saiu aquela imagem da minha memória. E agora desde a primeira vez que eu voltei a Portugal, que foi em 1973, eu pude novamente ver algumas pessoas que, conversando com elas, eu me lembrei de quem eram essas pessoas. Agora a Rosária é outra pessoa que nunca me esqueci, por que éramos mais ou menos da mesma idade e todas as vezes que eu fui a Portugal eu a encontrei.

3 comentários:

Júlio Manuel Antunes Pissarra disse...

É sempre bom e reconfortante reparar em pessoas que apesar de estarem, fisicamente, longe de Vila Mendo não esquecem a sua Terra natal e a trazem, permanentemente, consigo no coração.

Priscila Nina disse...

É sempre uma alegria muito grande ler histórias sobre as nossas famílias e as nossas origens! Lindo texto da minha avózinha que eu amo tanto! Parabéns ao Luís Filipe pela iniciativa. Adorei o blog! Beijinhos e abraços, Priscila.

Luís Filipe Gonçalves Soares disse...

Obrigado Priscila. Temos é de dar os parábens à sua avó por partilhar connosco as suas memórias, elaborando este bonito texto.
Envie-me o seu mail para lhe lançar a si também um desafio. O meu mail: luisvmendo@sapo.pt
Beijos