sexta-feira, 9 de novembro de 2012

estórias da Terra- Telmo Conde

Estórias de Vila Mendo...quem as não tem?!.
Por motivos de idade, o relato que vos trago, não é por certo muito longínquo...contudo fez parte da minha infância e contribuiu de forma determinante na minha formação enquanto homem!
Desde tenra idade que uma ida a Vila Mendo é motivo de alegria. Convívio e boa disposição são ingredientes que facilmente encontramos quando vamos até lá!
Normalmente de bicicleta, do largo ao chafariz passando na vacaria do Zé até ao Regato, assim se passavam os dias de recreio.
Tiago, Filipe, Élio estavam sempre preparados para uns momentos de diversão. Embora com alguma diferença de idade, a interação era perfeita.
O Filipe, normalmente, durante a tarde ausentava-se para ajudar o pai (Sr. Ismael) nas lides da quinta, mas ao final da tarde lá chegava ele de bicicleta vindo da rua de cima, onde eu ansiosamente o esperava junto aos tanques.
Ao início da noite o ponto de encontro dos mais velhos era junto ao chafariz; então lá íamos nós, a medo, rondar a zona, ouvir conversas e piropos que na altura de verão eram "lançados" às meninas que estavam ali de férias... Neste domínio, o Carlos e Paulo eram os líderes, ao que nós achávamos muita piada.
Não podíamos permanecer muito tempo... os "avisos" para a "canalha" eram uma constante!
A par disto íamos ver o Zé, que trabalhava sempre até mais tarde! Numa dessas visitas, com uma bicicleta avariada, eu e o Filipe resolvemos ir no mesmo veículo a pedais!!! Tudo rolava sobre rodas, quando à chegada, numa zona de salto, sobejamente conhecida por nós, o voo não foi bem calculado e a aterragem resultou em queda livre...para o chão claro!!!
Entre os arranhões e o pó, saiu também uma característica gargalhada do Zé ao jeito de "quem não sabe não faz"!
Mazelas nenhumas, vamos mas é treinar para que para a próxima saia melhor!
Havia também uma atividade que só fazia em Vila Mendo que era "conduzir" o trator...algo que a minha avó "abominava" completamente, mas que o meu avô, como sempre, consentia numa perspetiva de me dizer sempre "com o volante não se brinca"...
Passaram vinte e muitos anos, o gosto por Vila Mendo não se mantém... aumenta!.. Assim vai por certo continuar, de geração em geração...
Numa oportunidade futura poderei contribuir com mais estórias e histórias vividas na bucólica localidade Vila Mendo.
                             Telmo Conde

1 comentário:

Júlio Manuel Antunes Pissarra disse...

Telmo:gosto de todas as Estórias e Memórias que têm Vila Mendo como pano de fundo. As tuas não são exceção.
P.S.- "O Filipe ausentava-se para ir ajudar o pai nas lides da quinta ..." Sim é verdade! Deitado à sombra de algum amieiro a "fazer ver" que guardava as vacas ...