quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Água Canalizada, finalmente, em Vila Mendo!

Recebi, ontem, do Bruno Pina, Presidente da Junta de Freguesia de Vila Fernando uma excelente notícia: Vila Mendo vai, finalmente, ter Água Canalizada. As obras começarão no início de 2016. A nossa Terra seria das poucas a nível do concelho (e até a nível do país) que não tinha esta infraestrurura. Seria também uma boa oportunidade para embelezar um pouco a aldeia através do calcetamento das ruas, nomeadamente do Largo do Chafariz (esteticamente o alcatrão dentro das aldeias fica tão mal, ainda para mais esburacado...).
Ainda há muito a fazer para que Vila Mendo tenha as condições mínimas que uma comunidade qualquer deste país exige, mas como diz o ditado " vale mais tarde do que nunca". Agora é fazer forte pressão para que o Saneamento seja também uma realidade. Aliás, os esgotos ainda são uma necessidade mais premente do que a água: dezenas de furos de água contíguos a dezenas de fossas não é de todo aconselhável, mas esta é a realidade desde há muito; o que vale é a preciosa água do chafariz...
Não deixa de ser sintomático as assimetrias e desigualdades entre o interior  e o litoral e mesmo entre comunidades do nosso interior: enquanto nós ainda suspiramos por aquilo que há de mais básico e primário para uma qualquer comunidade se estabelecer e desenvolver, outras há que já nem sabem o que hão-de fazer mais nas suas terras, mas continuam a fazer e a exigir coisas sem sentido, muitas vezes. Quando dentro do Interior, dentro do mesmo concelho, há tantas diferenças não sei se haverá muita legitimidade para se levantar  a bandeira da Interioridade, não é?

Sem comentários: