terça-feira, 21 de março de 2017

Sugestão de leitura

José Manuel Gonçalves Monteiro (1957)- nasceu em Quinta dos Prados, Panóias e estudou nos Seminários da Guarda. Licenciado em Estudos Clássicos e Portugueses pela Universidade de Lisboa é professor na Escola Afonso de Albuquerque na Guarda tendo leccionado ainda na Escola Secundária da Sé e em várias escolas da zona de Lisboa. Tem escrito textos para jornais e revistas da cidade e publicou um livro de poesia em 2015 (A (im)perfeição dos dias); fez a biografia de Nuno de Montemor (Alma Brava, Meiga) para a Câmara Municipal da Guarda.

Maria Mim- Nuno de Montemor
Pedem-me que dê sugestões de leituras aos frequentadores deste blogue. Quase me apetecia sugerir para iniciar um autor e não uma obra. Contudo, e respeitando a vontade do dinamizador, vou falar brevemente de uma obra que já deveria estar reeditada há muito, mas, felizmente, anda por aí numa edição da Câmara Municipal do Sabugal.
O livro que recomendo é o romance, ou novela se se preferir, “Maria Mim” de Nuno de Montemor. A razão principal desta proposta é que se trata de um autor ligado à nossa região e que tem estado esquecido. Outra razão é que a acção da história se passa em Quadrazais e gira à volta de uns amores entre uma quadrazenha e um alferes destacado no Sabugal para refrear o contrabando que se fazia naquela zona. Uma última razão é que o livro está bem escrito e se lê de uma penada. 
(Foi sugerida, há bem pouco tempo, uma união de esforços das Câmaras da Guarda e do Sabugal para a reedição de todas as obras deste autor. Espero que a sugestão não tenha caído no esquecimento.)

2 comentários:

Anónimo disse...

Do Nuno montemor aconselho o Irmão de Luzia.

Luís Filipe Gonçalves Soares disse...

E eu aconselho outro do Mesmo autor: "Rapazes e Moças da Estrela", um livro simples, mas muito bem escrito.