quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Gentes- Albano de Jesus Beirão, o homem-macaco

Um dia destes vi, na RTP memória, um documentário sobre Albano de Jesus Beirão natural de Aveloso na Mêda; um homem que tinha ataques estranhos que o transfiguravam e lhe conferiam uma força e uma agilidade verdadeiramente surpreendentes, chegando mesmo a levitar e a fazer coisas impossíveis ao comum dos mortais. Objecto de inúmeros estudos, nunca ninguém conseguiu explicar o que lhe acontecia. Dos 7 aos 50 anos sofreu desse "mal". Depois o mal desapareceu, de repente. Morreu na década de 70 aos noventa e tal anos no hospital da Guarda e até o funeral esteve envolto em mistério.
Em 2003, Américo Rodrigues, escreveu e encenou uma peça de teatro sobre ele: O mal, a incrível estória do homem-macaco-português. Uma edição e produção do Aquilo Teatro.
Esta história faz-me lembrar um senhor em Vila Mendo, há mais de 50 anos, que, segundo dizem, tinha uma agilidade extraordinária; subia à amoreira existente no chafariz, percorria-a e colocava-se nos ramos mais finos sem cair, sem os partir deixando as pessoas atónitas, atribuindo tais façanhas por estar possuído por algum espírito...
Irei tentar investigar mais sobre este senhor que parecia ter algumas semelhanças com o Albaninho.






Sem comentários: