terça-feira, 19 de novembro de 2019

Viver

por Berta Carreira 

Viver é
agradecer
ser grata e contente
por mim e por ti
pela natureza, obra prima,
e por onde estou agora
e gozar cada dia:
de memórias cintilado,
as felizes,
de banalidades feito,
as que importam,
de gestos partilhados,                                                                       
os espontâneos,
de aprendizagens apreendidas
e por saber (tantas),
de sorrisos escondidos e francos.

O Mundo é Plural
não Meu
e a Vida a quem tanto queremos
(e nem nos apercebemos)
é pouco de cada um.

Viver é
arte abstrata
cores de emoção
aventura enérgica
preto e branco
nas batalhas duras
um desafio desafiador
ritmos inconstantes
Constância na luta
e sorriso no olhar
um pulsar curioso
pelo desconhecido
um querer saber
mais
e de todos
numa entrega incondicional
- leve e livre.

Querer saber de mim:
surpreender-me
reinventar-me,
rir do erro
permitir loucuras
corrigir-me a brincar
trabalhar e progredir
descobrir virtudes
aplaudir
Conhecer-me o bastante
para confiar
e (me) amar
serena mente.

Viver não é
viver sente-se.
Berta Carreira

E o bater do meu coração sustenta o ritmo das coisas.
Sophia de Mello Breyner Andresen

2 comentários:

Anónimo disse...

bonito poema

Vladimiro Campos disse...

Uau, fantástico. Parabéns, beijinhos