quinta-feira, 30 de abril de 2015

Era uma Vez... Vila Mendo

Faleceu a última pessoa que vivia em Vila Mendo. Vila Mendo é agora uma terra sem vida, uma terra de ninguém… como a esmagadora maioria das aldeias vizinhas, das aldeias do interior, das vilas do interior, das cidades do interior. 
Restam as pedras, caídas, desordenadas nas ruas poeirentas. Algumas casas ainda resistem à acção inexorável do tempo que já não passa; teimosamente, mantêm-se em pé desafiando toda a lógica da engenharia; são elas as últimas guardiãs das memórias de tantas e tantas gerações, de tantas e tantas gentes que viveram, amaram, sentiram Vila Mendo. 
Não existe mais o pulsar de um único coração, o bafo do cansaço de uma única alma, o frenesim da vida do campo pautado pelo respirar demorado das estações.
Não existe o cheiro… o cheiro das memórias, dos momentos… o cheiro das histórias e das estórias… o cheiro dos lugares… o cheiro das pessoas… o cheiro da vida… Vila Mendo morreu… o Interior morreu e com isso Portugal morreu… 
Ninguém vive quando o seu interior morre… Um país não sobrevive quando uma parte dele definha em agonia… lenta. 
Vila Mendo morreu… Restam as lágrimas das gentes… mortas… Vila Mendo morreu… Ahhhhhhhhhhhhh! – O que foi?!. – O que foi?!. 
Era só um sonho… sinistro…. 
Não me deixem sonhar assim… Vila Mendo… Vila Mendo não morreu… Vila Mendo nunca morrerá…

5 comentários:

Anónimo disse...

Um pesadelo...emotivo ... bem escrito.

Mas, contrariamente aos pesadelos, este, para bem de Vila Mendo, tem um final feliz: com a forças destes meus patrício Vila Mendo jamais morrerá!!!

Anónimo disse...

Estás com uns sonhos, presidente...

Luís Filipe Gonçalves Soares disse...

Precisamos que, todos os descendentes e todos aqueles que amam Vila Mendo, unam esforços e sinergias para que este pesadelo nunca aconteça realmente. Tendes a palavra...

Anónimo disse...

é pena que tanta gente de Vila Mendo não se interesse por ela, não apareça e não faça nada para ajudar vvila mendo e as suas pessoas.

Anónimo disse...

Bonito o texto.Mas ainda que não aconteça realmente assim, se nada for feito, o futuro de Vila Mendo e de tantas aldeias será inevitavelmente este: um amontoado de pedras caídas.