sexta-feira, 12 de junho de 2020

Memórias Paroquiais

Graça Sousa- professora

A freguesia de Vila Fernando nas Memórias Paroquiais de 1758 – Parte 2 

“Um aviso de 18 de Janeiro de 1758 do Secretário de Estado dos Negócios do Reino, Sebastião José de Carvalho e Melo, fazia remeter, através dos principais prelados, e para todos os párocos do reino, os interrogatórios sobre as paróquias e povoações pedindo as suas descrições geográficas, demográficas, históricas, económicas e administrativas, para além da questão dos estragos provocados pelo terramoto de 1 de Novembro de 1755. As respostas deveriam ser remetidas à Secretaria de Estado dos Negócios do Reino.”
(Arquivo Nacional da Torre do Tombo – https://digitarq.arquivos.pt/) 

As questões enviadas aos párocos de todo o país dividiam-se em três temas: a terra, a serra e o rio.
Eis aqui algumas dessas questões e as respostas escritas pelo Pe. Policarpo da Cruz, nessa altura Vigário da freguesia de Vila Fernando. (Para facilitar a compreensão do texto, usou-se, por vezes, uma versão mais recente de algumas palavras.)
I - O que se procura saber dessa terra é o seguinte
Venha tudo escrito em letra legível e sem breves(1)      (1breves=abreviaturas)

7.º Qual é o seu orago, quantos altares tem, e de que santos, quantas naves tem; se tem Irmandades, quantas, e de que santos? 

O orago desta igreja matriz é Nossa Senhora da Conceição. Tem tribuna e sacrário, e nele assiste o Santíssimo Sacramento. Tem quatro altares colaterais, que é um de Nossa Senhora do Rosário e outro do Santo Cristo, e o Menino Jesus, e outro de Santa Luzia, de que é administrador José de Gouveia Beltrão da vila do Carapito e hoje seu filho, e outro altar que se fez de novo que é das Almas, aonde está erecta a mesma irmandade, muito antiga. Tem outra irmandade na capela de S. Sebastião, que está fora deste lugar mas vizinho às casas; tem um altar do mesmo santo. Tem outra Irmandade de S. Paulo, que está na capela de S. Francisco da Quinta do Meio, e nesta igreja matriz se fazem os ofícios dela. Há outra Ir­mandade que é do Divino Espírito Santo no lugar de Albardo, que tem só um altar, e nesta capela há capelão para dizer missa ao povo aos domingos e dias santos. Tem outra Irmandade na capela de S. Bartolomeu do Adão das Almas, e nesta capela há capelão que diz missa aos moradores do dito lugar nos domingos e dias santos, ainda que são obrigados de todas as capelas a virem à missa à igreja matriz todos os domingos e dias santos, e principalmente nas fes­tas principais, de cada casa sua pessoa. 

8.º Se o Pároco é cura, vigário, ou reitor, ou prior, ou abade, e de que apresentação é, e que renda tem?
O pároco desta igreja é vigário colado e apresentado pelo Reve­rendo Tesoureiro-mor da Sé da cidade da Guarda, e terá de renda 150.000 reis, pouco mais ou menos. 

9.º Se tem beneficiados, quantos, e que renda tem, e quem os apresenta? 
Não tem beneficiados. 
(Neste ponto 9, os padres da Guarda registaram, entre outras coisas, o seguinte: “Há na Catedral quatro dignidades, que são: deão, chantre, mestre-escola e tesoureiro-mor. […] O tesoureiro-mor tem de criação uma prebenda e possui outra. Além destas, tem a metade da igreja da Sobreira Formosa, e a igreja de Vila Fernando, que renderão ambas 500.000 reis. Este benefício, além dos encargos ordinários, se acha gravado in perpetuum na terça parte para a Santa Igreja Patriarcal. […]”) 

10.º Se tem conventos, e de que religiosos, ou religiosas, e quem são os seus padroeiros? 
Não tem conventos. 

11.º Se tem hospital quem o administra, e que renda tem?
Não tem hospital. 

12.º Se tem casa de Misericórdia, e qual foi a sua origem, e que renda tem; e o que houver notável em qualquer destas cousas? 
Não tem Casa de Misericórdia.

13.º Se tem algumas ermidas, e de que santos, e se estão dentro, ou fora do lugar, e a quem pertencem?
Há neste lugar a capela do Mártir S. Sebastião que está fora do lugar mas junto a ele; tem um só altar do mesmo santo, e tem sua Irmandade. 
Há em Vila Mendo uma capela do Apóstolo Santo André, aonde se diz missa para administração dos sacramentos. 
Há no lugar do Roto uma capela de Santa Maria Madalena que tem um só altar desta santa, aonde há capelão que diz missa aos paroquianos todos os domingos e dias santos. 
Há no lugar de Adão uma capela de S. Bartolomeu no altar-mor, e tem mais dois colaterais, um de Nossa Senhora do Rosário e outro do Menino Deus, e tem esta capelão para dizer missa aos moradores todos os domingos e dias santos, com obrigação de vir de cada casa sua pessoa à missa conventual à igreja matriz. 

14.º Se acode a elas romagem, sempre, ou em alguns dias do ano, e quais são estes? 
No dia de S. Bartolomeu, 24 de agosto, se faz um mercado no lugar do Adão aonde está este santo. 

15.º Quais são os frutos da terra que os moradores recolhem em maior abundância? 
Os frutos que há nesta freguesia e nestes arredores a maior quantidade deles é centeio, trigos, milhos, cevadas, vinhos, linhos em pouca abundância, os arvoredos são carvalhos que dão bolota, gados, lãs?, e cada lavrador tem sua junta de bois ou vacas.

Sem comentários: