segunda-feira, 23 de abril de 2012

Homenagem a José Lopes Pereira, caído na Guerra Colonial

Uma vez que se aproxima o 25 de Abril, símbolo da liberdade, nada mais justo do que homenagear alguém da nossa terra que deu a sua vida na guerra colonial. Foram vários aqueles que participaram na guerra, mas só o José Lopes Pereira não viu mais a pátria nem Vila Mendo. Era filho do Sr. Zé "Casona", falecido há pouco já quase com 100 anos, e irmão do Sr. Armindo, também já falecido, e do do Sr. Raúl, ainda em forma. Foram alguns milhares aqueles que morreram nessa guerra de 13 anos e um deles era da nossa terra. A ele a nossa homenagem, porque de certa forma, também contribuiu para que hoje sejamos uma sociedade mais livre e democrática (ainda que às vezes não pareça!.. mas isso, é outra história!..).

4 comentários:

Júlio Antunes Pissrra disse...

Gostei da ideia. Devo recordar que, eu, o Carlos Soares e o Sr. Alfredo, enquanto Mordomos da Festa de Santo André/2008 já tinhamos promovido uma homenagem ao Sr. José Lopes Pereira. Um Ramo de Flores, umas fotos com os familiares e um minuto de silêncio são atos simples mas que servem para recordar alguém que já partiu.E porque não realizar, anualmente, promovido pela associação, um simples ato de homenagem a este Sr.?

Luís Filipe Gonçalves Soares disse...

Uma boa ideia sim senhor. Vamos ver...

Ultramar Naveg disse...

questão:
- onde está sepultado?

Luís Filipe Gonçalves Soares disse...

Está sepultado no cemitério de Vila Fernando, onde, agora, já estão a sua mãe e seu pai. Vila Mendo pertence à Paróquia e freguesia de Vila Fernando.
Também uma questão:
Quem é NAVEG?