sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Entrevista a Fernando Alvim

Fernando Alvim nasceu em 1974, em Vila Nova de Gaia. É radialista, humorista e apresentador. Estreou-se aos 13 anos a fazer rádio: da Rádio Nova Era à Rádio Press, da Rádio Energia à TSF, da Rádio Comercial à Antena 3, onde hoje se encontra. Pelo meio, apresentou os programas Top Rock (TVI), Curto-Circuito (SIC Radical), Perfeito Anormal, Cine XL e Boa Noite Alvim. Seguiu-se o 5 para a Meia-Noite (RTP 2) e É a Vida Alvim (TVI e actualmente no Canal Q). Apresentou também, na RTP, o concurso O Avô fugiu de Casa. Apresenta há mais de dez anos o programa Prova Oral, na Antena 3. Dirige a Speaky.TV, a revista 365, o Festival Termómetro e o Festival Alternativo do Ano. Criou os Monstros do Ano, a Regata de Barquinhos a Remos e os Prémios Novos. Organizou ainda o encontro Portugal É Agora, em dezembro em 2013, no Pavilhão do Conhecimento. Mantém o blogue Esperobemquenão. É também DJ, percorrendo o país de norte a sul.
Publicou, em 2008, o livro Alvim: 50 Anos de Carreira, após ter publicado a obra No Dia em Que Fugimos Tu não Estavas em Casa ( 2003) e Quatro homens para tantas mulheres (2005). É também o criador da editora Cego Surdo e Mudo, na qual editou Mente-me Só se For Verdade (2013); Não És tu, Sou eu (2012) e Não Atires Pedras a Estranhos Porque Pode Ser o Teu Pai (2010). 

Um percurso tão frenético que o levou a comemorar 50 anos de carreira em 2008! O Manuel Tróia (com oitenta e poucos anos) afirma mesmo que, possivelmente, será mais velho que ele próprio; algo confirmado pelo Pereira- mais velho que os dois!!  ( Manuel Tróia: essa figura incontornável da comunidade Vilamendense, exímio condutor de motorizada e "atropelador" de mulheres em série, na estreitíssima (!) estrada que liga à Santa Ana...)
Prometeu que quando casar voltará a Vila Mendo ( depois de ter cá estado em 2013) para festejar!!! Aguardamos ansiosamente tal acontecimento, tal como Ti Alfredo, o maior galã de Vila Mendo, que o Fernando Alvim não teve o privilégio e honra de conhecer- para sua sorte- ( saberia então o que é concorrência a sério na arte do galanteio)!!!!

Como se definiria enquanto pessoa? 
Sou uma pessoa que quase sempre não sabe onde estão as suas chaves de casa. É isso que eu sou. Alguém que permanentemente se esquece de alguma coisa, mas que tenta furiosamente fazer tudo, responder a tudo.

De entre as várias facetas enquanto artista, qual a que lhe enche mais as medidas?
 A de ser um génio. Isto de ser um génio, tem que se lhe diga. Temos que criar expressões de génio, acções de génio e o mais difícil.. ser um génio.

O dia ideal seria… 
passar uma tarde inteira a dizer poemas do Herberto Hélder à Monica Belucci. E a comer gelados do Santini.

Um projecto de sonho na sua carreira? 
Ter uma casa com vista para o mar na Zambujeira. E já agora, com vista para a Mónica Belucci .

Uma impressão sobre Vila Mendo. 
Gostei imenso e um dia que me case - já imaginaram decerto com quem - voltarei para comemorar tamanho acontecimento mundial.

Imaginar-se-ia a viver numa comunidade do Interior?
Confesso que não, excepto nas férias. sou muito urbano, muito citadino, preciso de uma agitação cultural e social que o interior por enquanto não me pode oferecer. Mas adoro o interior do país e vejo-o como o pulmão das cidades.

2 comentários:

Anónimo disse...

Em que contexto é que o Alvim esteve em vila mendo?

Luís Filipe Gonçalves Soares disse...

Esteve em Vila Mendo na Festa de Santo André, em Agosto de 2013, como Dj.