sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Vila Mendo no Aquilo Teatro- Jantar Popular

Amanhã o "Jantar Popular", actividade organizada semanalmente pelo Aquilo Teatro na Guarda, vai ser protagonizado por Vila Mendo. Eis a ementa:
Entrada: Chichorros. Pratos: Batatas Compostas; Guisado de Porco em panela de ferro com batatas torradas na grelha. Sobremesa; Biscoitos em forno de lenha.
O Chichorro:
Havia duas qualidades: o do coiro, que era constituído, basicamente, pela carne entremeada cortada em pequenos pedaços e o do “Redanho”. Este apenas era constituído pela gordura existente nas massas gordas do animal.
A sua confeção era simples. A carne era introduzida em panelas de ferro diferentes e aí fritos na própria gordura que libertavam. Apenas lhes era acrescentado sal grosso a fim de realçar o seu sabor. Depois de já confecionados, eram então exprimidos para que o excesso de gordura fosse libertado. Depois de arrefecerem eram comidos com uma fatia de bom pão centeio e um melhor copo(s) de vinho tinto. Este constituía um simples mas muito apreciado petisco nesses dias intensos de azáfama mas também de convívio.
Guisado de porco:
Carne de várias partes do porco feita na panela de ferro (na forma como é feita é que reside o “segredo”).
Batatas compostas:
Batatas reaproveitadas do dia anterior e preparadas de forma simples mas muito saborosas (não levam qualquer carne).
Os Cozinheiros
A Associação de Vila Mendo tem nas suas fileiras 3 conceituados cozinheiros. Neste momento estão numa acesa disputa pelo cargo de grandíssimo prestígio e estatuto: Cozinheiro Chef de Vila Mendo. A competição tem sido intensa, peculiar, inusitada, por vezes, e com um desfecho de todo imprevisível. Depois de infindáveis repastos, tertúlias, reflexões, argumentações e contra-argumentações… eis que o Aquilo Teatro e a Guarda poderão receber mais um duelo (a três!) sobre a arte de bem cozinhar os produtos da Terra.
Nota: Se no dia 21 de Novembro não houver jantar, tenham medo… muito medo… começou a III Guerra Gastronómica!
Júlio Pissarra: Consultor e formador, é adepto dos pratos fortes e corpulentos à boa maneira da região da Guarda. Qualquer repasto tem de ser confeccionado com tempo… com muito tempo… com muito, muito tempo… tal como a sua degustação…
Luís Costa: Escrivão adjunto do tribunal, pragmático e rápido na abordagem e preparação das ementas, mas apreciador da arte de bem comer. Exerce , às vezes, um tom conciliador, outra vezes… não! Incorpora várias tendências.
Mário Maria: Técnico da Administração Tributária, adepto também dos pratos condimentados mas com a introdução de umas variantes da cozinha francesa que origina, não raras vezes, “conflitos” com o Júlio pela supremacia culinária… O tempo é essencial na feitura dos seus cozinhados.

Sem comentários: