O nosso conterrâneo e amigo, João Gonçalves, criou uma plataforma para restaurantes que pode ser algo com capacidade de mitigar a crise que assola o sector da restauração. A caracterização desta iniciativa inovadora nas palavras do próprio:
"O Jantarada.pt é um projecto de listagem de restaurantes (e outros negócios ligados à área da hospitalidade) que se encontram fechados ou com operações drasticamente alteradas devido ao combate ao covid-19 e foi criado pelo vila mendense João Gonçalves em conjunto com as empresas Bloco e RedLight Software.
O jantarada.pt é um site de livre acesso onde qualquer utilizador pode procurar por espaços que estejam a fazer entregas, take-away ou venda de vouchers para a sua cidade. Inicialmente, o projecto estava limitado a Coimbra, Lisboa e Porto e recentemente foram adicionadas as cidades de Aveiro e Leiria.
Para os empresários da restauração, o jantarada.pt também um um serviço gratuito, sendo muito fácil ter um restaurante listado. Basta entrar no site e pesquisar a secção "Para Restaurantes" e encontrar a opção "Submeter". Lá são perguntados dados sobre o restaurante em questão e mais tarde aparecerá na listagem do jantarada.pt, que pode ser vista tanto em forma de mapa como em forma de lista.
Apesar de não ser uma ideia nova, o jantarada.pt teve bastante adesão. O seu percursor foi um projecto chamado DINE CPH - dinecph.dk, que apresenta também restaurantes fechados no contexto do covid-19 mas apenas para a capital da Dinamarca, Copenhaga.
Poucos dias depois de ter conhecido este projecto, o João reparou que o site também já tinha sido replicado para Berlim, dando-lhe automaticamente a ideia de o copiar para Portugal.
Com a ajuda dos estúdios de software Bloco e RedLight o João desenvolveu e criou o jantarada.pt onde agora mais de 100 restaurantes mostram o que estão a fazer para dar a volta à situação de transtorno enorme pela falta de clientela.
O João não tem qualquer benefício financeiro com este projecto, existindo unicamente com o objectivo de ajudar os empresários da restauração a sairem com menos estragos desta crise sanitária. Para o João, vencer esta crise é garantir que poucos, ou nenhuns projectos de restauração, fecham portas para sempre.
O João Gonçalves tem actualmente 29 anos, trabalha em Coimbra na RedLight Software como Gestor de Projecto de software. Apesar de não estar ligado à área da restauração, é um frequentador ávido de restaurantes. Podem seguir as aventuras gastronómicas do João no seu Instagram em http://instagram.com/oinstagramdojoao/."
1 comentário:
grande João
Enviar um comentário