(Nos próximos dias, "entrevistas" a Luís Couto, Chaves Monteiro e Sérgio Costa)
Quem é Maria do Carmo Gonçalves?
Maria do Carmo Gonçalves é uma filha da terra. Nascida e criada em Vila Fernando- Quinta de Cima, de onde só saiu para estudar e onde regressava todos os fins-de-semana. Tenho 63 anos de idade, sou casada, tenho dois filhos, Tiago Gonçalves e João Gonçalves, avó de duas netas, a Maria Rita e a Maria Luísa. Sou Professora do 1º ciclo há 40 anos e às vezes agricultora. Quando casei, com Manuel da Corte Gonçalves, fui viver para Vila Mendo onde resido quase há 40 anos.
Depois de ter pertencido a três executivos, o que a leva a concorrer a presidente de junta?
A minha determinação e vontade levam-me à candidatura à Freguesia da nossa Terra. Quero continuar a participar na renovação da freguesia, melhorando o bem-estar e a qualidade de vida das nossas gentes. O respeito e o orgulho que esta terra merece fala mais alto e obriga-me assumir este novo compromisso com todos. Move-me o amor à terra, que me viu nascer e crescer, e um querer sem limites para que Vila Fernando não pare no tempo.
Como descreveria a equipa que lidera?
A equipa que lidero é o espelho da força e determinação que pretendo imprimir nos próximos quatro anos para o desenvolvimento da nossa freguesia. É o reflexo do empenho e dedicação na construção de uma freguesia onde jovens e menos jovens gostem de viver e permanecer.
As comunidades rurais têm futuro?
A crise sanitária que vivemos e estamos brevemente a ultrapassar vai, em meu entender, trazer oportunidades únicas aos territórios de baixa densidade. O Plano de Resiliência aprovado pela Comissão Europeia destaca as zonas rurais como pólos a ter em consideração nesta "bazuca" Europeia. Em estreita proximidade com o futuro executivo da Câmara, liderado pelo Drº Carlos Chaves Monteiro, iremos promover:
1) o acesso a serviços e na dinamização da inovação social;
2) Com a finalização junto do mercado, zona das levadas, da estrutura da fibra ótica, orientaremos a melhoria da conetividade, através do acesso digital , ao tele- trabalho (por ex.) dotando a freguesia de uma capacidade única no concelho da Guarda como uma freguesia digital, estando aqui um fator de atratibilidade;
3) Desenvolver com as associações locais a diversificação das atividades económicas e pela melhoria do valor acrescentado da agricultura.
4) Requalificar a zona do mercado provocando no final deste mandato uma imagem arborizada com circuitos de manutenção e iniciar o processo de requalificação das margens do rio Noéme através da elaboração de um projeto estruturante em colaboração com o Município da Guarda.
O Futuro está nestas e outras propostas que fixem e estimulem a vinda de pessoas à nossa Freguesia.
Que projecto se compromete a implementar na freguesia?
Queria, ainda, partilhar convosco a excelente parceria que existiu ao longo destes 8 anos entre a freguesia de Vila Fernando e o Município da Guarda liderado, agora, pelo Drº Carlos Chaves Monteiro. Reclamamos durante cerca de 38 anos por duas necessidades básicas na nossa terra: abastecimento de água e saneamento. Fruto da excelente relação entre a nossa freguesia e o Município da Guarda podemos evidenciar e afirmar que, quase a totalidade das anexas foram contempladas com abastecimento de água e saneamento bem como a requalificação da rede viária de toda a Freguesia.
Atualmente podemos focar a nossa orientação para outros níveis de investimento : turismo da natureza com a criação de trilhos entre freguesias, parque arbóreo junto à zona do mercado com um circuito de manutenção e zona de lazer e finalmente criar o espaço cultural da Freguesia: onde estará incluído o espaço biblioteca, museu e mediateca.
Como vê a corrida autárquica na Guarda?
Confronto democrático normal entre os diversos candidatos aos diferentes órgãos autárquicos a que se propõem ser eleitos.
Uma mensagem aos eleitores da freguesia?
Queremos fazer mais e melhor, unindo esforços, congregando vontades e trabalhando em prol de uma freguesia UNIDA e com visão de FUTURO.
Que lhe diz Vila Mendo?
Vila Mendo é a terra que adotei para viver e onde fui bem recebida por todos. É a terra onde os meus filhos cresceram, brincaram e criaram raízes. É a terra pela qual eu lutei, nestes últimos 12 anos para que as pessoas tivessem melhores condições de vida e fossem mais felizes. Quero continuar a fazer parte da mudança de Vila Mendo e de toda a freguesia.
Sem comentários:
Enviar um comentário